Notícias

Notícias

Orgânicos: Sabor, Nutrição e Vida

Data25 abril 2019

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Muitas pessoas pensam que hortaliças orgânicas tem que ser feias e pequenas para serem realmente orgânicas…. Isto não é verdade, pois a terra deverá mostrar sempre o vigor que têm. O sistema orgânico de produção traz em si conceitos que favorecem a vida no solo, é o que chamamos de uma agricultura biológica. 

Você sabia que 95% da vida em terra reside no solo? E que esta vida sob nossos pés é derivada do carbono do ar fixado pelas plantas. O fim do uso de agrotóxicos tais como herbicidas e fungicidas permitem a recomposição do equilíbrio entre as plantas e a chamada rede microbiológica do solo.  Fotossíntese – um grande milagre da natureza!

Ela ocorre nas folhas verdes, onde o gás carbônico do ar e a água do solo são combinados para capturar a energia da luz do Sol e transformá-la em energia bioquímica na forma de açúcares simples.

Estes açúcares simples se transformarão em uma grande diversidade de outros compostos de carbono, e irão gerar as frutas, legumes, sementes e grãos que consumimos.
As plantas liberam no solo uma parte dos açúcares que produzem na fotossíntese, através das raízes, e isso alimenta micróbios e fungos benéficos nas suas proximidades que por sua vez aumentam a disponibilidade dos minerais para as plantas e tudo isto, contribui para a saúde e a vitalidade delas e do solo como um todo.

Hoje já existem estudos que mostram que as plantas se utilizam das substâncias produzidas pelos microorganismos do solo para complementar a sua nutrição, conseguindo assim, aumentar aquilo que chamamos de densidade nutricional, que para as plantas representam uma maior resistência as pragas e as doenças e pra nós consumidores, um alimento mais nutritivo e saudável.

Imitar a Natureza nos processos produtivos e buscar não atrapalhar o seu equilíbrio será sempre a melhor forma de aprendermos como produzir alimentos com um grau maior de harmonia gerando saúde, para o solo, para as plantas e para nós mesmos.

Um questão de Inteligência…

Eng. Agr.Cristiano Nicolau Psillakis
Amo Orgânico – Ceagesp PAV AMB Box 01
(011) 3641-3659
Instagram: amoorganicoceasa

Fontes: Prof.Dr.José Luiz Moreira Garcia – https://institutodeagriculturabiologica.org
Dr. Christine Jones- http://www.amazingcarbon.com/
www.acresusa.com

 

VEJA TAMBÉM...

Publicidade