- Jornal EntrePosto - https://www.jornalentreposto.com.br -

Combinação perfeita para Páscoa: batata e bacalhau

Pra começar, cozinhe as batatas (com casca) por mais ou menos uns 30 minutos (não deixa ficarem molinhas, elas têm que estar ainda um pouquinho durinhas). E cozinhe também os ovos por 15 minutos.

Batatas cozidas? Descasque, corte em rodelas grossas, coloque sal, e frite e em uma frigideira com azeite. Todas as batatas têm que estar em contato com a frigideira, pra fritarem por igual e ficarem com uma crostinha. Depois que fritar de um lado, frite do outro. Reserve.

Coloque seu bacalhau dessalgado em água fervente por 5 minutos. Retire da panela, espere esfriar e desfie retirando as espinhas e a pele.

Em uma frigideira, coloque duas folhas de louro no azeite e frite as cebolas (cortadas em rodelas) até ficarem transparentes. Coloque um pouquinho de sal, pimenta do reino, o alho picadinho e depois adicione o bacalhau desfiado. Misture tudo.

Agora é hora de montar em uma assadeira (lembrando que tem que ir ao forno). Vá fazendo camadas. Coloque um fio de azeite, as batatas, depois o bacalhau, mais batatas, mais bacalhau, por último algumas batatas, os ovos cortados em 4 e azeitonas pretas.

Leve ao forno pré aquecido em 180 graus por mais ou menos 15 minutos, e quando retirar salpique salsinha.