Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Todo poder nutricional do brócolis

Todo poder nutricional do brócolis

Notícias

O brócolis além de ter apenas 37 calorias em 100g, é um vegetal cientificamente reconhecido por prevenir alterações celulares que podem se tornar cancerígenas, por possuir altas concentrações de sulforafanos, assim como a couve-de-bruxelas ou o repolho, por exemplo.

A melhor forma de consumir o brócolis é com as suas folhas e talos e cozido ao vapor por 20 minutos, para não perder muito da sua vitamina C, mas pode ser usado também cru em saladas.

Poder nutricional

Comer brócolis regularmente também melhora o sistema imune, alivia a prisão de ventre e é bom para quem tem problemas cardiovasculares ou inflamatórios como artrite ou tendinite, por exemplo. Além dele, a couve-flor também é bastante utilizada em dietas de emagrecimento e para prevenir problemas como câncer.

O brócolis é um alimento rico em fibra solúvel, que se liga ao colesterol no intestino, diminuindo sua absorção ao nível intestinal. Assim ele é eliminado pelas pelas fezes, ajudando a manter controlados os níveis de colesterol no organismo.

Além de reduzir o colesterol, o brócolis, mantém os vasos sanguíneos mais fortes sendo, por isso, capaz de manter a pressão arterial controlada. Além disso, contém sulforafano, uma substância com propriedades anti-inflamatórias que previne o surgimento de lesões nos vasos sanguíneos e desenvolvimento de doenças nas artérias coronárias.

O brócolis é um cruciferário rico em sulforafano e indole-3-carbinol, substâncias que atuam como antioxidantes, ajudando a prevenir o desenvolvimento de vários tipos de câncer, especialmente câncer de estômago e intestino.

Consumo

O consumo de brócolis na América do Sul vem crescendo, ano a ano, e o Brasil ainda é o maior produtor, com 48% do total e 290 mil toneladas por ano (R$ 1,2 bilhão anuais). O Sul é a principal região produtora, tendo o estado de Rio Grande do Sul como o maior produtor.

No mercado brasileiro, há dois tipos de brócolis: o ramoso e o de inflorescência única, também denominado de cabeça - única, calabrês, japonês, americano ou ninja. O tipo ramoso possui caules com menor diâmetro e ramificações laterais, de colheitas múltiplas, que são comercializadas em maços.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), Atualmente, o consumo médio per capita de brócolis no Brasil é de apenas 1,04 quilos por pessoa ao ano, atrás do Equador, onde a população consome anualmente 1,19 quilos por pessoa. Na liderança do consumo mundial estão os italianos, que consomem 7,24 quilos por pessoa ao ano, seguida dos ingleses, com 5,4 quilos e dos americanos, com 3,80 quilos.

CEAGESP

Na CEAGESP, a verdura é a quarta colocada ficando atrás apenas da alface, repolho, milho verde. Segundo a Companhia de Abastecimento, no ano de 2018, foram mais de 14 mil toneladas vendidas. De acordo com a tabela de sazonalidade, a produção começa a ficar forte a partir do segundo semestre, do mês de julho e permanece até dezembro.

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.