Notícias
AGRO se mantém estável no rendimento do PIB de 2018
28 fevereiro 2019
O PIB – Produto Interno Bruto do Brasil teve um crescimento de apenas 1,1%, em 2018. É o segundo ano consecutivo que o país fecha em alta. Os dados foram divulgados, recentemente, no dia 27 de fevereiro, pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Apesar do resultado positivo, os economistas, até então, esperavam por um alcance maior. Sendo que na última previsão divulgada pelo Banco Central, a expectativa era de 1,3%.
O agro que foi o destaque e o grande responsável pelo PIB ter fechado, em 2017, em alta, neste último balanço se manteve estável, com um aumento de 0,1%, em relação ao ano anterior.
“Mesmo com a estabilidade, pode-se dizer que a agropecuária teve um resultado expressivo, uma vez que 2017 foi o ano de safra recorde. A indústria, por sua vez, vem mostrando sinais de recuperação, embora tenha sido prejudicada por quedas nas demandas por exportação”, explica a gerente de Contas Trimestrais do IBGE, Claudia Dionísio.
Entretanto, segundo as expectativas de analistas para este ano são de alta de 2,48% no PIB, conforme o último Boletim Focus divulgado pelo Banco Central nesta semana.