Notícias

Notícias

Acordo de cooperação entre faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP e a Tokyo University of Agriculture and Technology

Data14 fevereiro 2019

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Em janeiro de 2019, fui convidada pelo Professor Masaaki Yamada para ir ao Japão como professora visitante na Tokyo University of Agriculture and Technology (TUAT) (entre os dias 7 e 21 de janeiro). A visita tinha dois objetivos.

Um deles era tratar sobre acordos de duplo diploma entre a Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (FEAGRI/UNICAMP) e a Tokyo University of Agriculture and Technology.

O Segundo objetivo era ministrar dois dias de aulas (dias 9 e 10 de janeiro) para alunos de graduação e pós-graduação sobre Agricultura Brasileira na TUAT.

Durante as reuniões com os professores e as autoridades foram avaliadas possibilidades de enviar alunos da UNICAMP através de dois programas, que são [email protected] e LaCEP que recebem alunos da América Latina no Japão. Ambos com bolsas do governo japonês para os estudantes.

Nesses programas de intercâmbio, os alunos participam de uma cerimônia e confraternização de recepção, recebem aulas gratuitas de japonês.

Eles podem ter contato com a cultura japonesa, além de cursarem disciplinas na TUAT e podem realizar trabalhos de pesquisa, pois contam com um professor orientador no Japão.

Representando a UNICAMP, eu pude ter reuniões com a professora Yoko Ichijo, professor Tasuku Kato, professora Nanako Takase responsável pelo programa LaCEP, com o Vice-Presidente da TUAT professor Isao Ogiwara, com o vice-reitor professor Atsushi Chitose, com o reitor da Faculdade de Engenharia da TUAT professor Kazuhiko Misawa, com o reitor da Faculdade de Agricultura da TUAT professor Kazuhiro Chiba, e com o professor Tatsuo Noma responsavel pelo programa [email protected]

Foi possível, também, visitar laboratórios e ver pesquisas na área agrícola, como pesquisas com colágeno realizadas pelo professor Yoshihiro NOMURA e também a ‘Plant Factory’ com alta tecnologia em ambiente controlado para a produção de Blueberry, sob responsabilidade do professor Isao Ogiwara.

Já existe um convênio entre a UNICAMP e a TUAT que em breve será renovado. Após o sucesso dessa visita as Faculdades no Japão (TUAT) e no Brasil (FEAGRI/UNICAMP) poderão estar mais próximas, intensificando o intercâmbio de alunos e pesquisadores e futuramente com a possibilidade do acordo para duplo diploma na graduação, mestrado e doutorado.

Se forem assinados os acordos de duplo diploma os alunos da UNICAMP poderão ter o diploma da UNICAMP e da TUAT após passarem pelos períodos de intercâmbio e cumprirem as exigências das faculdades nos dois países.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade