Notícias

Notícias

Impacto da agricultura digital nos pequenos produtores

Data31 janeiro 2019

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Os pequenos produtores têm se tornado cada vez mais importante para a economia e tem um papel fundamental no desenvolvimento do setor no Brasil. Segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo IBG, o número de produtores rurais existentes no Brasil chegou a 4,06 milhões no primeiro trimestre de 2018.

O que significa que os produtores rurais representam aproximadamente 15% do número total de empreendedores existentes no país (27,31 milhões). Com esse crescimento, cresce também a busca de investimento por tecnologias da informação.

A proliferação de plataformas digitais e a introdução de novas técnicas está modificando significativamente as relações entre os produtores rurais e consumidores, além de impactar na qualidade da lavoura. Essa transformação nas relações entre produtores e consumidores não só influencia na produção, como também dá origem a novos negócios e oportunidades.

Algumas startups e empresas de tecnologia, estão invadindo o campo com soluções para incrementar a renda das propriedades rurais, com novas ferramentas de gestão e redução de custo. Dentre elas, podemos destacar a Agrosmart, plataforma de agricultura digital líder da América Latina.

A empresa oferece para o mercado o sistema de monitoramento e apoio a tomada de decisão na lavoura, levando os produtores brasileiros para a era da agricultura digital.

O sistema proporciona uma economia de até 60% no uso da água e 30% no uso da energia necessária para a irrigação de lavouras, impactando consideravelmente os lucros e otimizando os recursos naturais.

Por meio de sensores em campo, imagens de satélite e processamento de dados, gera recomendações e relatórios ao produtor com mais flexibilidade para o produtor rural, que consegue se manter conectado com sua plantação e, ainda assim, realizar outras tarefas, já que não é necessário estar 100% do tempo no campo.

O que acha de falar com a porta-voz da empresa sobre o assunto? A Mariana Vasconcelos pode ser uma grande fonte para fazer um panorama geral de como o impacto da agricultura digital acontece em outros países em comparação com o Brasil.

Caso seja interessante também, podemos agendar uma entrevista também com o porta-voz da SPVentures, empresa de gestão e condução de investimentos em Venture Capital no Brasil para falar em questão de investimentos de novas tecnologias para o setor?

VEJA TAMBÉM...

Publicidade