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Fim de Ano é tempo de festejar!

Data21 dezembro 2018

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É neste clima de festas, que muitas vezes se compromete a rotina de alimentação balanceada e hábitos saudáveis. Se não ficar atento, você se rende as tentações dos alimentos gordurosos, ricos em açúcares e também pode extrapolar no consumo das bebidas alcoólicas.

Uma dica importante é planejar o que você gostaria de servir aos seus amigos e familiares, com o planejamento você consegue realizar as compras com antecedência e atenção. Introduza neste cardápio alimentos variados, integrais, lights, legumes, verduras, frutas secas e frescas, leguminosas, queijos magros, carnes brancas e temperos naturais.

Seguindo estas orientações sua preparação estará composta de diversos nutrientes, sendo eles classificados como energéticos, construtores e reguladores. Estes nutrientes são essenciais para a manutenção de uma boa saúde.

Mas afinal qual a importância destes alimentos? 

Os energéticos são alimentos, que proporcionam energia ao organismo, vitalidade ao corpo prá realizar as atividades diárias, estes alimentos fornecem carboidrato, gorduras, proteínas necessárias para o bom funcionamento do organismo.

Os construtores são alimentos ricos em proteínas, que são importantes na construção dos tecidos, músculos e todos os órgãos do corpo. E pra finalizar as classificações os reguladores são os alimentos que regulam as funções do organismo, são ricos em vitaminas e sais minerais.

Para auxiliar nas escolhas destes alimentos, estarei citando alguns exemplos que podem compor a ceia de Natal ou Réveillon. Entre as opções de carnes, escolhas as opções magras como frango,pernil,lombo, peru principalmente o peito, no prato principal você também pode optar por peixes,um exemplo é o bacalhau, fique tento ao dessalgue.

Evite aquelas opções que já estão pré- temperadas,pois excedem em sódio e aditivos químicos, o ideal é que você faça o seu próprio tempero, com ervas aromáticas, alho, cebola, salsa, cebolinha, limão entre outros, fique atento a quantidade de sal, utilize com moderação.

Entre as formas de preparo, sempre sugerimos grelhar, assar ou cozinhar, evite frituras. Como prato base o arroz sempre está presente, escolha as versões integrais e se possível enriqueça com frutas secas e legumes.

Nas saladas abuse da variedade e cores, quanto mais colorido, mais nutritivo. Evite o uso de creme de leite e maionese, opte por um bom azeite e ervas para temperar. Na hora da sobremesa é difícil resistir às tentações, tenha sempre disponível alguma fruta, sempre é a melhor opção.

Em substituição as bebidas alcoólicas, eu sugiro a opção de batidas com frutas, sucos naturais e muita água. Pra finalizar uma dica importante é que no dia das comemorações você não pule nenhuma refeição, se alimente adequadamente durante o dia.

Lembre-se que o segredo é escolher as opções saudáveis e comer com moderação.

Boas Festas!!!

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