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Salmão chileno segue como favorito do consumidor brasileiro
5 dezembro 2018
Nos primeiros oito meses de 2018, vimos com muita alegria que nosso produto se destaca neste mercado, o salmão segue ativamente na mesa das famílias brasileiras.
Até agosto de 2018, a exportação chilena de salmão para o Brasil foi de US$ 402,12 milhões, dos quais os maiores protagonistas foram os salmões frescos e refrigerados com US$ 350 milhões, praticamente alcançando as mesmas cifras registradas no mesmo período do ano anterior (US$ 351 milhões). Cabe lembrar que 2017 foi um dos melhores anos na história do comércio internacional deste produto.
É evidente o êxito do consumo de salmão no Brasil. A confiança, o respaldo e a qualidade, tanto do nosso produto como dos exportadores chilenos tem sido fundamental para conseguir bons resultados. O Chile encontra no Brasil um sócio estratégico, de uma relação frutífera de amizade e negócios.
É por isso que o Chile aposta no Brasil, gera ações de difusão e de acompanhamento aos importadores locais. É por isso que constantemente estamos desenvolvendo atividades promocionais, dando a conhecer novas preparações, educando o consumidor brasileiro no uso e versatilidade do produto.
Sem ir muito longe, em julho, passado recente, foi realizado um evento de promoção no restaurante Santo Grão, destinado a importadores e imprensa especializada, com a intenção de mostrar a grande versatilidade do produto.
Um trabalho intenso que tanto os produtores como o Governo chileno se comprometeram a desenvolver para fazer da melhor forma possível, entregando nosso conhecimento, sacrifico, mas também nosso amor pelos produtos que compartilhamos com o mundo. As cifras respaldam esta relação. Atualmente, 99% do salmão fresco consumido no Brasil é de origem chilena.
Nos últimos 15 anos a exportação de salmão para o Brasil se multiplicou 17 vezes, de US$ 33 milhões em 2003 saltou para US$ 587 milhões em 2017, cifras que enchem de orgulho.