- Jornal EntrePosto - https://www.jornalentreposto.com.br -

Região de Piedade é um dos principais fornecedores de alcachofra para a Ceagesp

A alcachofra é um dos produtos comercializados na Ceagesp. De acordo com o levantamento realizado pela Companhia de abastecimento de São Paulo, somente no ano passado, foram vendidas mais de 548 toneladas, o que correspondeu financeiramente em 10 milhões de reais.

Isso a coloca entre os 100 itens mais lucrativos do Entreposto paulistano. Se comparar com o ano anterior, em 2016, o resultado foi bem parecido, um pouco melhor. Sendo que foram comercializadas 582 toneladas e trouxe um faturamento de R$13 milhões.

As principais cidades que encaminham para a Central de abastecimento de São Paulo, são os municípios de Piedade, que corresponde a uma parcela significativa de 97% e Ibiúna com o restante de 3%.

São diversas empresas que trabalham com esse tipo de produto. A Azul Comercial Agrícola foi criada em 1968. Localizada no Pavilhão APB – Box 152, muito tradicional no mercado, a empresa é uma das diversas que comercializam alcachofra, sendo que Azul Comercial trabalha com esta hortaliça desde que foi inaugurada.

Segundo a tabela da Sazonalidade produzida pela Ceagesp, a partir do mês de agosto o produto se encontra com uma movimentação forte no mercado. Isso significa, por exemplo, que o preço fica mais em conta para o consumidor.

Esse período vantajoso para compra permanece até o novembro. Dezembro, ainda mais por conta do início do verão, que começa no dia 21, a hortaliça fica com uma quantidade bem irrisória. Consequência disso, o valor aumenta por causa da pouca oferta.