Notícias

Notícias

Saiba o melhor período de comprar cada alimento

Data5 novembro 2018

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

A sazonalidade é muito importante para saber o melhor período de comercialização para aquele determinado produto. Infelizmente, algumas culturas não produzem o ano todo e por essa razão, podem ficar em falta em determinada ocasião em diversos estabelecimentos.

Entendendo bem a sazonalidade, fica mais fácil tanto para o comprador se planejar, quanto o vendedor para estipular um preço adequado para aquele momento.

O Entreposto disponibiliza, por exemplo, de uma tabela contendo todos os alimentos hortifrutigranjeiros, além de flores e pescado com a análise de cada mês se a produção se encontra forte, média ou fraca, sendo representada pelas cores verde, amarela e vermelha.

“A sazonalidade das frutas e hortaliças é calculada a partir dos dados históricos de volume de entrada por origem e preços levantados pela SEDES, tendo como base as informações das notas fiscais de remessa do produto ao atacadista estabelecido na CEAGESP paulistana e a Cotação de Preços da CEAGESP” é o que explica Fabiane Mendes, Engenheira de Alimentos do Centro de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento da Ceagesp.

A questão é que como a natureza é imprevisível, a variação climática afeta diretamente no cultivo das hortaliças e isso ocasiona em uma variação de preço em um estágio que ela estaria em conta.

Um exemplo foi o que aconteceu no fim de ano e nos primeiros meses de 2018, as chuvas ficaram acima do esperado em algumas regiões e isso afetou diretamente a lavoura. O Índice de Preço da Ceagesp de 2017, constatou que as variações do preço de algumas culturas foram por causa das condições climáticas. Além da paralisação dos caminhoneiros que fizeram com que a Ceagesp fechasse o semestre em baixa.

Para saber o melhor período para comprar certo alimento, você pode consultar no nosso site, através dos Preços Diários.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade