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Alimentação saudável é essencial no período da gestação

Data8 agosto 2018

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Durante o período de gestação, a mulher precisa ter um certo cuidado com alimentação. Isso se deve porque, alguns nutrientes são essências tanto a ela quanto ao bebê, que ainda está em plena formação. A mulher deve manter sua rotina de alimentação (comer a cada três horas).

Especialistas recomendam a ingestão de seis porções diárias de cereais e pães (integrais, de preferência), três a quatro porções de verduras e legumes e cinco porções de frutas.
De acordo com a naturóloga Raquel Oliva, algumas vitaminas, por exemplo, ajudam no desenvolvimento do embrião.

“O ácido fólico é um tipo essencial de vitamina B não produzido pelo organismo e só pode ser obtido através da alimentação. Durante a gravidez, a deficiência deste nutriente está associada a problemas de formação neurológica, como espinha bífida (desenvolvimento anormal da medula espinhal) e anencefalia (ausência de cérebro). Recomenda-se a ingestão diária de 400 mcg de ácido fólico, que também pode ser encontrado em frutas como laranja, morango e banana”, explica Raquel Oliva.

Ressaltando que outros alimentos, como verduras e legumes, produtos que são comercializados na CEAGESP, também fornecem o ácido fólico, como no caso da couve-flor, do espinafre e dos brócolis. Por isso, a mãe tem que saber balancear bem o cardápio e evitar outros, como frituras e refrigerantes.

Entretanto, não precisa cortar de vez do cardápio. “A gestante tem que saber administrar. Se você sabe que vai comer um doce, por exemplo, no fim de semana, evite comê-lo durante toda a semana que antecede”, diz a nutricionista Luciana Costa, gerente de nutrição do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP) .

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