Notícias
Batata doce e todo o seu poder nutricional
7 maio 2018
A batata doce é um carboidrato rico em amido e pobre em lipídios e proteínas, com valor nutricional semelhante a mandioca ou a batata. Já em comparação ao betacaroteno a batata doce tem nível nutricional mais elevado, isso por conta da existência das batatas doces de cores alaranjadas ou amarela, ricas em vitamina A.
Além disso, a batata doce tem ótimo preço e fácil acessibilidade e aceitação, por ter variadas receitas que podem ser preparadas com ela. Podemos citar algumas receitas como:
- Purê de batata doce;
- Batata doce cozida;
- Batata doce assada;
- Batata doce recheada;
- Nhoque de batata doce;
- Batata doce chips;
- Suflê de batata doce;
- Pão de batata doce (receitas em anexo no final dessa matéria);
- Entre outras…
A queridinha de quem treina não ganha só espaço nos pratos de quem frequenta academia para ganho de massa e perca de peso. Ela é indicada para diabéticos, por ser um carboidrato de índice glicêmico baixo, ou seja é absorvida de forma lenta, sem causar elevações bruscas nos níveis de açúcar no sangue, o que causa uma resposta controlada por parte da insulina.
Além disso é um alimento “amigo” do intestino, por conter fibras em sua composição.
A batata doce pode ser consumida todos os dias, e é um ótimo alimento para lanches intermediário por oferecer saciedade, você a encontra em feiras, sacolão e supermercados. Sua safra acontece de janeiro a julho, mas está disponível para compra o ano todo. Quanto a quantidade a ser ingerida é individual de acordo com a necessidade energética de cada pessoa, para isso consulte um profissional nutricionista.
RECEITA PÃOZINHO DE BATATA DOCE
Ingredientes:
- 500g de batata doce bem molinha;
- 200g de polvilho doce;
- 200g de polvilho azedo;
- 100 ml de azeite de oliva;
- 80 ml de água ;
- 2 colheres de chá de sal;
- Chia a gosto.
Modo de preparo:
Amasse bem a batata já cozida e acrescente os líquidos. Adicione os polvilhos aos poucos com as mãos até a massa desgrudar totalmente da tigela ou bancada.
Unte as mãos com azeite para modelar as bolinhas e dar amis umidade a massa. Asse em forno pré-aquecido a 200 graus por aproximadamente 30 minutos ou até dourar. Para congelar, leve a forma com as bolinhas cruas para o congelador, depois embale em saquinhos.
AUTORA
Nutricionista Nathália Rosalen
CRN3 46063/P
Instagram: nathalia.rosalen
Facebook: Nutricionista Nathália Rosalen