Notícias
Preço do chuchu está em conta em diversas Ceasas
11 abril 2018
O chuchu está entre as 10 hortaliças mais consumidas no Brasil. Sendo que o País é um dos principais produtores de chuchu do mundo. Porém, há pouco tempo esse legume não tinha um valor econômico importante, tanto que era utilizado na alimentação de animais.
O fruto se produz melhor em clima quente e úmido. Por isso, as regiões do Nordeste e do Sudeste se adequam melhor no cultivo desta hortaliça. Os maiores produtores ficam nos Estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo.
O Estado paulista, por exemplo, produz anualmente 100.000 toneladas de chuchu, em 2.000 hectares de plantio distribuídos por 21 regiões agrícolas e 56 municípios. A produção está bem concentrada nas regiões agrícolas de Bragança Paulista e Registro.
Em diversas Ceasas do Brasil, o chuchu se encontra com o preço atrativo. Na unidade de Maracanaú, por exemplo, no Ceará, a redução foi de quase de 20% no mês de março, em relação a fevereiro.
Na maior Central de abastecimento do Estado de São Paulo, a Ceagesp, o preço da hortaliça ficou em baixa de 27%. O chuchu está entre os 30 produtos mais comercializados no Entreposto paulista.
Segundo a Companhia, em 2017, o legume teve um volume de 53 mil em toneladas. No ano passado, ele teve uma redução do preço em cerca de 40%. Sendo que de acordo com a tabela de sazonalidade do ETSP, setembro e outubro é um período forte para a realização da compra.