Notícias
Prazo de inscrição do CAR está em reta final
9 abril 2018
Segundo as informações do último boletim do Ministério do Meio Ambiente, mais de 4,8 milhões de imóveis rurais estão inscritos no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural, o SICAR. Totalizando assim em uma área de 436.841.621 hectares inseridos na base de dados do sistema.
A região do Nordeste, por exemplo, até o mês de fevereiro, teve os números contabilizados que chegam a 1.412.301 imóveis cadastrados. Já o Sul registrou 1.259.176 propriedades rurais.
O prazo de inscrição para que o produtor registre, no Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi prorrogado para 31 de maio de 2018, sendo que o prazo inicial era 31 de dezembro de 2017.
Faltando apenas um mês para o fim do prazo de adesão ao CAR, esse é o primeiro passo para que o produtor rural consiga a regularidade ambiental das terras e possa ter os benefícios previstos no Código Florestal.
Se não regularizar o imóvel, o proprietário perderá a oportunidade de recompor as áreas de preservação permanente com dimensões menores, conforme o tamanho da propriedade.
“O CAR é um cadastro online dizendo onde fica a área de reserva legal, ou APP [Área de Preservação Permanente]. Se ele não tem isso, após esse período, ele não consegue fazer o programa de regularização. Aí existem todas aquelas penalidades previstas no Código Florestal, que são desde multa, não obter financiamento, crédito em órgãos financeiros e também a transferência de imóvel”, explica o secretário municipal de Agricultura, Mauro Martini.