Notícias

Notícias

É hora da safra da uva

Data2 abril 2018

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

O Entreposto já trouxe, em outras edições, informações como a primeira uva gourmet do Brasil, que é a Pilar Moscato, oriunda da cidade de Pilar do Sul (SP). Ela é geneticamente modificada, sem sementes e bem adocicada.

Além de uma edição especial, em dezembro do ano passado, mostrando o cenário completo da viticultura. A novidade é que em São Miguel Arcanjo, os produtores estão comemorando a colheita da fruta.

E não é só no Estado de São Paulo, em Rio Grande do Sul, na Vinícola Miolo, por exemplo, por causa do frio menos intenso do inverno e a primavera com temperaturas favoráveis desencadearam o início da brotação da fruta, com 15 a 20 dias de antecipação na maior parte das variedades. Isso está fazendo que eles colham a melhor safra da década.

No Entreposto paulista, por exemplo, na empresa Bella Vista, que fica localizada no Pavilhão MFE B – Mod. 594, são comercializadas diversas uvas, como do tipo: Red Globe, Itália, Benetaka e a principal: Thompson. Sendo que essa última relacionada é vendida em caixas de 5 kg ou 8 kg, onde a média do preço, neste período, chega a ser de R$ 40 e 70 reais, respectivamente.

A uva é dos itens mais comercializados na Ceagesp. De acordo com o balanço realizado pela Companhia, em 2017, a fruta teve a movimentação de mais de 57 mil toneladas. O que rendeu, no ano passado, algo próximo de R$ 300 milhões.

Sendo que as principais variedades de uvas vendidas na Central de abastecimento de São Paulo são: Thompson, Isabel, Estrangeira crimson, Centenial, Italia, Niagara, Rubi, Estrangeira Globe, Red Globe, Benitaka e Brasil. Tendo as principais cidades que enviam, por exemplo, uva niagara, para o Entreposto paulista: Jundiaí – SP (13%), Indaiatuba – SP (13%) e São Miguel Arcanjo – SP (9%).

VEJA TAMBÉM...

Publicidade