- Jornal EntrePosto - https://www.jornalentreposto.com.br -

Combinação perfeita: batata e bacalhau

Um dos produtos que não pode faltar no acompanhamento com o bacalhau, nesta páscoa, é a batata. Ela é a combinação perfeita de diversos pratos com este tipo de pescado. Junto com o azeite, o tomate e a cebola, esses ingredientes fazem parte do almoço de muitos lares, no primeiro domingo do mês.

A questão é que, nessa época, este item se encontra com um preço acima da média, em alguns dos principais mercados de São Paulo.

Segundo o levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados de fevereiro do IPCA, no acumulado dos últimos 12 meses até fevereiro de 2018, a batata-inglesa, por exemplo, teve um aumento de 18,20%.

Entretanto, no maior mercado atacadista da América Latina, a CEAGESP, o produto, no mês de março, permaneceu com o preço baixo e estável. 

Conforme a tabela de sazonalidade, a batata nacional tem uma produção forte, no Entreposto paulistano, a partir do mês de dezembro e se mantém assim até março. É o melhor momento para a compra, sendo que ela é comercializada em sacos de 25 e 50 kg.

Ela é um dos produtos mais vendidos na Central de abastecimento de São Paulo. O tubérculo ocupa uma posição de destaque, sendo a primeira do setor diverso e a terceiro de todos os alimentos.

De acordo com a companhia, em 2017, foram mais de 263 mil t vendidas. Sendo que em comparação com o ano anterior, em 2016, foram mais de 240 mil t.

No ano passado, a batata lisa, em geral teve um aumento do preço em 48,8%. Já nos primeiros meses deste ano, a batata já obteve a movimentação de mais de 42 mil t.