Notícias

Notícias

Entenda a importância de saber a sazonalidade dos produtos

Data19 março 2018

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

A sazonalidade é muito importante para saber o melhor período de comercialização para aquele determinado produto. Infelizmente, algumas culturas não produzem o ano todo e por essa razão, podem ficar em falta em determinada ocasião em diversos estabelecimentos.

Entendendo bem a sazonalidade, fica mais fácil tanto para o comprador se planejar, quanto o vendedor para estipular um preço adequado para aquele momento.

O Entreposto disponibiliza, por exemplo, de uma tabela contendo todos os alimentos hortifrutigranjeiros, além de flores e pescado com a análise de cada mês se a produção se encontra forte, média ou fraca, sendo representada pelas cores verde, amarela e vermelha.

“A sazonalidade das frutas e hortaliças é calculada a partir dos dados históricos de volume de entrada por origem e preços levantados pela SEDES, tendo como base as informações das notas fiscais de remessa do produto ao atacadista estabelecido na CEAGESP paulistana e a Cotação de Preços da CEAGESP” é o que explica Fabiane Mendes da Camara, Engenheira de Alimentos do Centro de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento da Ceagesp.

A questão é que como a natureza é imprevisível, a variação climática afeta diretamente no cultivo das hortaliças e isso ocasiona em uma variação de preço em um estágio que ela estaria em conta.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade