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Substitua o doce pela fruta

Data15 março 2018

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É natural que, em períodos de frio, a fome aumente e principalmente a vontade de comer doces, pois afinal o seu corpo precisa gastar mais energia para se manter aquecido. “Mas nutri, o que eu faço com essa vontade louca de comer doces?!” O seu corpo é facilmente “enganado” com outros alimentos.

Você não precisa comer um alimento rico em glicose (açúcar de alto índice glicêmico) e gordura para se sentir saciado. Outras fontes de carboidratos também saciam essa vontade, porque tudo o que seu corpo precisa é de energia e ele não seleciona os alimentos para isso.

Os carboidratos de alto índice glicêmico faz com que você tenha um aumento de insulina muito rápido e isso não é só prejudicial a sua saúde como também favorece o ganho de peso, já que a insulina é um hormônio anabólico.

Sendo assim, quais as opções nós podemos usar?

As frutas são boas fontes de carboidratos, além de conter as fibras que também controlam a liberação de insulina e vitaminas e minerais.

Mas algumas frutas não possuem um índice glicêmico alto?
Sim, isso é verdade. Mas apesar desse detalhe ainda são mais recomendadas do que um doce feito com muito açúcar refinado e gordura hidrogenada. E para o inverno, uma boa pedida é assar a fruta, pois a temperatura do alimento além de gerar um conforto pra você. Isso fará com que o seu corpo perceba que você está aquecido, gastando menos energia e controlando melhor a fome. A fruta pode ser adicionado de alguns alimentos como canela ou cacau em pó que também tem propriedades que favorecem a perda de peso, o controle da insulina e ainda dão aquele toque especial.

Mas atenção com os exageros, não é porque é apenas uma frutinha que eu posso comer a vontade certo?!

Camila Paco – Graduada em Nutrição e Pós-Graduada em nutrição esportiva. 

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