Notícias
Como saber se o produto é orgânico?
2 março 2018
Os alimentos orgânicos vêm conseguindo cada vez mais espaço nas escolhas dos brasileiros. Não é de hoje, que esse tipo de produção chama a atenção dos consumidores, mas que agora ganha uma fatia significante no mercado empresarial.
Para o público em geral, como saber se o produto que está comprando de fato é orgânico?
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, para vender na feirinha, o produtor sem certificação deve apresentar um documento chamado Declaração de Cadastro, que demonstra que ele está cadastrado junto ao MAPA e que faz parte de um grupo que se responsabiliza por ele. Neste caso, só o produtor, alguém de sua família ou de seu grupo pode estar na barraca, vendendo o produto.
Essa Declaração deve ser mostrada sempre que o consumidor e a fiscalização pedirem. Já os produtos vendidos em mercados, supermercados, lojas, devem estampar o selo federal do SisOrg em seus rótulos, sejam produtos nacionais ou estrangeiros.
Se o produto for vendido a granel deve estar identificado corretamente, por meio de cartaz, etiqueta ou outro meio. Os restaurantes, lanchonetes e hotéis que servem pratos orgânicos ou pratos com ingredientes orgânicos devem manter à disposição dos consumidores listas dos ingredientes orgânicos e dos fornecedores deste ingredientes.