Notícias

Notícias

E como está o preço do tomate?

Data1 março 2018

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

O Brasil está entre os 10 maiores produtores mundiais de tomate. Por ano, o País chega a produzir mais de 3 milhões de toneladas. No ano passado, o faturamento foi de 14 milhões de reais.

De acordo com o último balanço realizado, pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior, a exportação, foi de 10 mil toneladas. O Paraguai é o principal destino, o país representa cerca de 68,7% de importação do produto nacional.

No Cenário nacional, o estado de Goiás é o principal produtor, com 12,3 mil hectares de área plantada. Na Central de Abastecimento de São Paulo, a Ceagesp, em 2017, o tomate fechou o ano em alta. Isso em relação ao preço.

De acordo com o Índice de preço da Companhia, os dois itens: maduro e salada ficaram com o valor acima de 42,6% e 32,6%, respectivamente. Em fevereiro, o preço ainda permaneceu em alta.

Valor sentido pelo consumidor final. “Os itens estão caros neste começo de ano, mas o tomate foi o que mais aumentou. Hoje, para o comprar o quilo do produto, eu tenho que pagar R$ 2 a mais do que há dois meses”, reclamou o gestor administrativo, Luiz Humberto Silva, 30 anos.

Entretanto, o tomate é um dos produtos mais comercializados no Entreposto paulista. No ano passado, ele ficou na segunda colocação com mais de 270 mil toneladas. Ficando atrás apenas da laranja com 289 mil t.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade