Notícias
E como está o preço do tomate?
1 março 2018
O Brasil está entre os 10 maiores produtores mundiais de tomate. Por ano, o País chega a produzir mais de 3 milhões de toneladas. No ano passado, o faturamento foi de 14 milhões de reais.
De acordo com o último balanço realizado, pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior, a exportação, foi de 10 mil toneladas. O Paraguai é o principal destino, o país representa cerca de 68,7% de importação do produto nacional.
No Cenário nacional, o estado de Goiás é o principal produtor, com 12,3 mil hectares de área plantada. Na Central de Abastecimento de São Paulo, a Ceagesp, em 2017, o tomate fechou o ano em alta. Isso em relação ao preço.
De acordo com o Índice de preço da Companhia, os dois itens: maduro e salada ficaram com o valor acima de 42,6% e 32,6%, respectivamente. Em fevereiro, o preço ainda permaneceu em alta.
Valor sentido pelo consumidor final. “Os itens estão caros neste começo de ano, mas o tomate foi o que mais aumentou. Hoje, para o comprar o quilo do produto, eu tenho que pagar R$ 2 a mais do que há dois meses”, reclamou o gestor administrativo, Luiz Humberto Silva, 30 anos.
Entretanto, o tomate é um dos produtos mais comercializados no Entreposto paulista. No ano passado, ele ficou na segunda colocação com mais de 270 mil toneladas. Ficando atrás apenas da laranja com 289 mil t.