Notícias

Notícias

Qual o doce mais doce que a uva de Pilar?

Data15 fevereiro 2018

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Você já provou a uva sem semente que é produzida em Pilar do Sul, região de Sorocaba? A variedade é a Pilar Moscato, que é uma mutação espontânea da uva itália. Ao longo de sete anos, produtores do município aprimoraram técnicas de manejo e descobriram que, para chegar ao tamanho desejado e ao sabor diferenciado, é preciso produzir menos em cada pé.

Pois bem, a questão é que ela é bem adocicada e isso chega a ser um problema já que muitos que provaram, não conseguiram desfrutar de um cacho inteiro, por exemplo.

“Em um dia de degustação do produto em um supermercado da cidade, eu cheguei a provar. Ela é bem doce, um doce bem exagerado, tanto que nem consegui provar mais. Pois, acaba ficando enjoativo”, disse Geovani Mendes, morador do município.

Considerada como a primeira uva gourmet do Brasil, o índice de açúcar é medido por um equipamento chamado refratômetro. Para saber se está no ponto ideal, um teste é feito em um gomo da parte de cima do cacho, que é mais doce, e em outro de baixo. As frutas de variedades comuns costumam ter, no máximo, 14% de açúcar, enquanto as da Pilar Moscato passam de 20%.

Se a fruta tem o sabor adocicado, o preço não pode dizer o mesmo, o valor já é bem salgado. O quilo da uva pode ser encontrado por 90 reais em muitos supermercados. “Nossa mão-de-obra é mais qualificada e realiza um trabalho exaustivo”, diz Harue Sawada, gerente da Associação Paulista dos Produtores de Caqui (APPC).

VEJA TAMBÉM...

Publicidade