Notícias
Conheça as vantagens das cenouras híbridas
29 janeiro 2018
Hoje no Brasil encontram-se inúmeras empresas públicas e privadas que investem em pesquisas e melhoramento genético de cenouras para trazer ao produtor os materiais mais adequados e adaptados à sua condição, logicamente associados com às tendências de mercado.
Os comerciantes estão sempre atentos às mudanças no padrão de consumo, uma vez que no decorrer dos anos os consumidores passaram a exigir produtos de melhor qualidade, foram os híbridos os grandes responsáveis pelo aumento significativo na produtividade, qualidade e adaptação em diversas regiões e épocas de plantio.
As cenouras híbridas trouxeram maior uniformidade de raiz, tolerância a doenças, melhor formato, sabor, coloração interna e externa.
No Brasil podemos dividir os cultivos em verão e inverno, sendo o cultivo de verão mais complexo uma vez que temos inúmeros fatores que influenciam a cultura, como temperatura, fotoperíodo, chuvas, problemas fitossanitários entre outros que interferem na produção.
Por isso, a escolha e utilização de variedades adaptadas a estas condições, é de extrema importância para os produtores obterem êxito com o cultivo de verão.
O conhecimento das condições climáticas da região que se pretende realizar o cultivo é determinante na escolha dos híbridos, pois temos verões quentes e chuvosos, a alta umidade relativa associada a temperaturas elevadas neste período favorecem o surgimento dos patógenos causadores da principal doença que afeta a cultura que é a queima das folhas causadas por Alternaria dauci, Cercospora carotae e Xanthomonas hortorum pv.carotae.
Por isso a importância da escolha de materiais que apresentem resistência a este complexo de doenças é fundamental, assim como outro fator importante a ser considerado na escolha dos materiais é a época do semeio, esta deve ser levada em consideração, uma vez que existe uma interação entre temperatura e fotoperíodo sendo a cenoura responsiva ao aumento no comprimento dos dias.
Cultivos de final de inverno e início de primavera podem apresentar florescimento precoce, tornando as raízes sem valor comercial, condição indesejável aos produtores desta hortaliça, por isso o produtor deve estar atento na escolha dos materiais.
Diante disto a Agristar investe em seu programa de melhoramento de cenouras tropicais, em que desenvolve novos materiais, adaptados às diferentes regiões do Brasil, buscando introduzir no mercado materiais que atendam as exigências tanto dos produtores quanto dos consumidores.
Recentemente a Agristar lançou no mercado as cenouras híbridas de verão AGR123 F1 e AGR125 F1, materiais que apresentam elevada produtividade, resistentes à queima das folhas, apresentam ciclo precoce, completando ciclo entre 90 a 100 dias, são de formato cilíndrico com fechamento de pontas arredondado, pele muito lisa apresentando raízes com coloração alaranjada intensa, tanto interna quanto externamente.
É um material com excelente uniformidade e padronização de raiz, o que contribuirá para melhor rentabilidade ao produtor. Outra característica importante que estes materiais apresentam é a possibilidade do produtor realizar colheita mecanizada, ambos se adéquam a está pratica.