Notícias
Dicas de alimentação para um verão saudável
18 janeiro 2018
Para curtir o verão e aproveitar tudo de bom que a estação oferece é sempre importante frisar que a melhor opção é escolher uma alimentação leve, diversificada, saudável, se hidratar e tomar cuidados com os perigos de contaminação.
Com a chegada do verão a temporada de ida à praia começa, se você quiser curtir o momento sem correr riscos, evite o consumo de alimentos vendidos à beira mar, muitas vezes estes alimentos estão acondicionados incorretamente, fora de temperatura adequada e pode ter sido manuseado de forma errônea pelo manipulador, não seguindo os mínimos critérios de higiene.
Estes alimentos expostos de maneira irregular ao muito calor podem não ter uma boa procedência e estragar causando intoxicação alimentar.
Embora a ingestão de líquidos seja sempre indicada, é importante ficar atento ao tipo de bebida. Evite bebidas alcoólicas, em especial a cerveja por ser altamente diurética, ajuda a desidratar mais rapidamente.
Os sucos industrializados e refrigerantes são excessivamente açucarados devendo ter o consumo moderado. O ideal é escolher sucos naturais e água.
De modo geral, para driblar as altas temperaturas a alimentação ideal deve ser bem colorida, invista em itens vermelhos, amarelos e alaranjados que são ricos em betacaroteno, esta substância favorece o bronzeamento saudável. Exemplos: Manga, laranja, cenoura, abóbora,morango, ameixa, entre outros.
Os alimentos integrais também são bons aliados na composição de uma alimentação balanceada e rica em fibras, pães integrais, biscoitos integrais, massas, arroz multigrãos são itens enriquecedores na dieta.
Inclua também carnes magras, como frango, suínos e peixes, no modo de preparo optem por grelhar, assar ou cozinhar, evite frituras, evite alimentos à milanesa. Para temperar evite o excesso de sal e temperos industrializados, introduza ervas naturais, alho, cebola, caldo de limão.
Um prato saudável deve conter verduras e legumes, no mínimo três cores no almoço e jantar, pois as verduras promovem a regularidade intestinal, fornecem vitaminas e minerais para pele, cabelos e unhas.
Procure fazer, no mínimo, quatro refeições ao dia: desjejum, almoço, lanche e jantar todas leves, porém nutritivas. Vale lembrar que salgadinhos, guloseimas devem ser consumidos com moderação.
Aproveite para realizar atividades físicas ao ar livre, caminhe, pedale, nade, tudo isso contribui para a manutenção de uma boa saúde.