Notícias
Clima eleva preço da cenoura
16 janeiro 2018
Por ano, são produzidas mais de 25 mil toneladas de cenouras, no País. Tendo como os principais produtores os estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Bahia. De acordo com a Embrapa, a temperatura é o fator climático mais importante para a produção de raízes.
Algo em torno de 10 a 15 ºC, já favorecem o alongamento e o desenvolvimento de coloração característica, enquanto temperaturas superiores a 21ºC estimulam a formação de raízes curtas e de coloração deficiente.
Por causa de fortes chuvas, nos meses de novembro e dezembro do ano passado, a produção de cenoura ficou prejudicada. Com a intensidade pluviométrica acima do normal para o período, as fazendas, por exemplo, em Minas Gerais, tiveram deformidades nas raízes.
Segundo produtores da região, elas apresentaram mela, nematoides e bifurcações, o que diminuiu o rendimento nas lavouras mineiras.
De acordo com os colaboradores do Hortifruti/Cepea, os preços tiveram média de R$ 25,00 a caixa, sendo 30% acima da cotação semanal, quando os produtores ainda colhiam da safra de inverno.
Já na CEAGESP, segundo o levantamento realizado pela SEDES – Seção de Economia e Desenvolvimento, o preço médio, no mês de dezembro ficou por volta de 1,66 reais o kg. Entretanto, através do Índice, divulgado, recentemente, em janeiro, a cenoura teve a alta dos preços, em 2017, de 26,5%.