- Jornal EntrePosto - https://www.jornalentreposto.com.br -

Dia do Caminhoneiro é comemorado três vezes no ano

No dia 30 de junho é comemorado o Dia do Caminhoneiro. Esta profissão é tão importante que possui, na verdade, três datas comemorativas. 30 de junho, como já foi mencionado; 25 de julho; e também 16 de setembro. Independente da quantidade de homenagem, infelizmente ainda é uma profissão não valorizada no Brasil.

Ser caminhoneiro é uma carreira exaustiva e só quem atua nesta área sabe das dificuldades enfrentadas no dia a dia. Dirigir por horas, em estradas em péssimas condições, e o mais difícil: ficar semanas longe da família. 

“É muito difícil, agora com esta crise, pois o salário é insuficiente, a diária que eles pagam é muito pouco. Pior de tudo é que o meu esposo fica longe da gente e agora, ele aceita cada vez mais trabalho para compensar e isso faz com que ele passe mais tempo nas rodovias”, desabafa Roberta Kelly, esposa de caminhoneiro.

Pensando nisso, a Ford criou uma campanha: O Calendário da Saudade. Através de um dispositivo GPS instalado no caminhão, o calendário começa a buzinar e piscar os faróis quando o veículo está a menos de 1 km de casa, avisando assim a família que ele está chegando.

“A Ford Caminhões cria os melhores caminhões para que o motorista transporte qualquer carga com conforto e segurança, mas sabemos o peso que a ausência dele tem para sua família. Por isso, resolvemos criar um calendário diferente usando a tecnologia em prol de quem tanto ama o caminhoneiro”, comenta Vico Benevides, Diretor Executivo de Criação da agência GTB.

Já a Scania promove anualmente, a Scania Driver Competition, sendo que a primeira edição do evento foi em 2005, e teve 11 mil inscrições. Em 2016, aconteceu a primeira final Latino-americana, envolvendo quatro países participantes: Brasil, Argentina, Peru e Chile. A ação da Scania tem por objetivo valorizar a profissão, a importância do treinamento dos caminhoneiros e a segurança nas estradas.

“A Scania é referência em transporte sustentável e se orgulha do legado que deixa a cada edição da disputa. É por isso que investimos tanto em treinamento e somos a única fabricante a promover uma competição entre motoristas focada na qualificação”, explica gerente de Marketing e Comunicação da Scania no Brasil.

Por dia, são mais de 15 mil caminhões que realizam a entrega e o abastecimento da maior Companhia de Abastecimento da América Latina, a CEAGESP.  As mais de 3 mil empresas, localizadas no Entreposto paulista, utilizam-se de frotas próprias ou terceirizadas para atender as principais redes de mercado no Brasil inteiro. A maioria, veículos adaptados para atender especificamente cada mercadoria, por exemplo, os que são frigorificados.

“A fruta chega em perfeito estado, pois, como é uma viagem curta, a fruta não é danificada. A temperatura vem algo em torno de 8 a 10ºC dentro do caminhão, explica o gerente de vendas Eduardo Raimundo da empresa FrutaMina.