Notícias

Notícias

Clima gelado prejudica produção de alface

Data23 maio 2017

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

A alface é uma das hortaliças mais consumida pelo brasileiro. Por possuir poucas calorias, ela é essencial para quem quer manter uma alimentação balanceada. “Eu gosto sem abusar muito de temperar, utilizo apenas azeite de oliva. Procuro comer antes do prato principal, acompanhado de uma salada de tomate” explica o professor de História, Carlos Pacheco. 

Porém, no período de junho, a hortaliça sofre devido ao tempo frio e por isso afeta diretamente na qualidade e no preço. No Estado de São Paulo, em Americana, os agricultores estão com dificuldades para manter o cultivo, com essas baixas temperaturas. “Os produtores reclamaram muito. Com o dia começando frio e esquentando até o fim da tarde, a hortaliça acabou sofrendo bastante, pois é muito sensível”, explica Marina Marangon, pesquisadora do Hortifruti /CEPEA.

De acordo com o Boletim Hortigranjeiro da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento, divulgado no dia 21 de maio, a alface nas principais Centrais de Abastecimento do país, em fevereiro deste ano, devido as chuvas intensas e o excesso de calor nas regiões produtoras comprometeram a produção, aumentando consideravelmente os preços. A maior alta foi registrada na CEAGESP, onde o valor subiu 104,87%. 

É um item tão importante na comercialização dos produtos do Entreposto paulista, que ocupa a primeira posição em toneladas do setor de Verduras. Só no primeiro trimestre deste ano, foram vendidas mais de 14,6 mil toneladas e de janeiro a dezembro do ano passado, conseguiu a marca de 54 mil toneladas.   

 

VEJA TAMBÉM...

Publicidade