Notícias

Notícias

Se alguém te der uma banana, não se ofenda!

Data27 abril 2017

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

A expressão utilizada pelos comerciantes “a preço de banana”, para que o consumidor compre o produto, já não pode mais se adequar a essa realidade. Sendo que, hoje, a fruta não tem mais essa característica que a fez, ao longo da história, ser um símbolo de preço baixo. Então, o que se deve dizer no lugar, já que ela perdeu este posto? Qual fruta, nós podemos utilizar?

O que de fato representa a banana pode ser a cor dourada que ela possui, ou seja, ela está mais para o ouro. O custo dela no mercado de hortifrúti está na mesma situação que o minério no mercado de valores, essa é a verdade no momento. O clima fez com que a fruta encarecesse no país inteiro, chegando a um patamar nunca alcançado antes. No Estado de São Paulo, um dos principais produtores do país, no ano passado, uma forte geada castigou, a região no Vale do Ribeira, no município de Registro e isso afetou diretamente a produção da fruta.  

Por causa do preço ainda em alta, outra expressão, que pode calar a boca de muitos é a usada de forma pejorativa para se referir a países da América Latina e Caribe: “República das bananas”.  Surgiu para designar qualquer um dos países da América Central que, durante a maior parte do século 20, foram governados por ditadores que na prática eram títeres de grandes multinacionais da monocultura. 

Hoje, a banana é uma das frutas mais consumidas do mundo, ocupando a segunda posição, ficando atrás apenas da laranja. Várias expressões em referência a essa fruta precisa agora ser reformulada. Se alguém te der uma banana, aceite, porque isso pode ser um elogio!

 

VEJA TAMBÉM...

Publicidade