Notícias

Notícias

Conheça mais sobre a flor Dália

Data12 abril 2017

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

A Dália é uma flor oriunda do México e é encontrada em vários formatos e com cores diferentes. Por possuir uma vida longa e uma beleza estonteante, geralmente, ela é utilizada em jardins de residências, chácaras, praças e parques. Segundo os organizadores do evento que acontece anualmente, no mês de março, a Festa da Dália da Ipelândia Home, o maior jardim do Brasil contendo essa flor, fica na cidade de Suzano, região metropolitana de São Paulo. 

O engenheiro agrônomo, doutor em produção e tecnologia de sementes de flores e plantas ornamentais Fábio Alessandro Padilha Viana explica os procedimento desde o plantio até a comercialização. “As Dálias são desenvolvidas a partir de sementes são plantas anuais comumente vendidas com cores misturadas. Já plantios com uso de tubérculos permitem obter flores de um tom escolhido previamente. Na hora da compra, opte pelos tubérculos maiores, para produção de flores grandes e abundantes. Assegure a aquisição de exemplares saudáveis, sem cortes e sinais de apodrecimento na superfície, partes amolecidas ou secas”.

Uma curiosidade é que a flor ainda conta com outras utilidades, como por exemplo, as pétalas são comestíveis e as raízes podem ser cozidas para consumo como hortaliça ou para extração de extrato doce, chamado de dacopa. Segundo a tabela de sazonalidade disponível no site da CEAGESP, março e abril são os meses que começam a produção a ficar forte da Dália. A comercialização dessa flor no Entreposto paulista, de janeiro a dezembro de 2016, foi de quase 2 toneladas, de acordo com o balanço realizado pela Companhia. O preço médio, neste mesmo período, ficou por volta de nove reais, o maço da flor.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade