Notícias

Notícias

Sobe e desce dos preços no ETSP

Data7 abril 2017

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Primeiro balizador de preços de alimentos frescos no mercado, o Índice CEAGESP é um indicador de variação de preços no atacado de Frutas, Legumes, Verduras, Pescado e Diversos. Divulgados mensalmente, os 150 itens da cesta foram escolhidos pela importância dentro de cada setor e ponderados de acordo com a sua representatividade. O Índice foi lançado em 2009 pela CEAGESP, que é referência nacional em abastecimento. 

O Índice de preços da CEAGESP encerrou março com elevação de apenas 0,05%. No primeiro trimestre do ano, o indicador acumula alta de 1%. Para efeito comparativo, neste mesmo período em 2016, a alta acumulada chegava a 16,42%. Portanto, o cenário para 2017 em relação aos níveis inflacionários é extremamente positivo para o consumidor. No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador registra retração de 10,16% nos preços praticados.

O Índice de preços da CEAGESP encerrou fevereiro com alta de 5,78%. No primeiro bimestre do ano, o indicador acumula alta de 0,95%. Verduras registraram forte alta, seguida de legumes e diversos. Os demais setores apresentaram alta menor dos preços praticados, mesmo assim, superiores aos índices de inflação.

Já em janeiro, o Índice de preços da CEAGESP iniciou o ano com forte queda. Recuou 4,57%, impulsionado principalmente pela queda dos preços de frutas e legumes. Vários produtos como tomate, batata, folhosas, entre outros, obtiveram, durante o início do mês de janeiro, preços inferiores ao custo de produção. Assim, houve descarte na lavoura e baixa remuneração ao produtor rural.

 

VEJA TAMBÉM...

Publicidade