Notícias

Notícias

Mês de abril é o início da safra do repolho

Data30 março 2017

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

O repolho é uma hortaliça de clima frio, sendo que algumas variedades cultivadas podem sobreviver mesmo quando a temperatura chega a -10°C por curtos períodos de tempo. Algumas variedades cultivadas de repolho estão adaptadas a climas mais quentes e toleram temperaturas mais altas.

Existe um aproveitamento considerável de produtividade no plantio de híbridos, devido ao espaçamento menor e ao crescimento padronizado das plantas. Este tipo de plantio possui uma resistência maior, mais rendimento por área, maior produtividade, resultando em menos perdas finais.

Para a nutricionista Rafaela Sampaio, a verdura é muito boa para o corpo todo. “O repolho roxo, por exemplo, contém antocianinas, substâncias protetoras do coração. Por outro lado, o branco compensa na quantidade de vitamina A, no ácido fólico e no potássio. o ideal é comê-lo cru ou apenas levemente cozido. O calor destrói parte dos seus compostos anticancerígenos” explica a nutricionista. 

Além de ser nutritiva, a hortaliça é produzida em grande escala, porém sobre de perda do produto. De acordo com o professor de. Eng. Agr. Wilson Itamar Godoy, por causa da ineficiência da logística, no Brasil se perde de 10 a 20% no transporte. Sendo que basicamente caminhões devem transportar em caixas de papelão, sacos de aniagem ou polietileno de 25 a 32kg; A granel, exige que o veiculo tenha a carga protegida com lona, para que não haja ação do sol, chuva e outros fenômenos meteorológicos sobre a carga.

De acordo com a tabela de sazonalidade da CEAGESP, a produção de repolho começa a ficar forte a partir do mês de abril até o mês de maio. O Estado de São Paulo é o maior produtor da hortaliça do país, o que corresponde por 22% de toda a safra nacional. Segundo o último levantamento da SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, o Estado produz 322,7 mil toneladas por ano. Tendo a principal região produtora fica em Sorocaba, na cidade de Piedade. Sendo que Piedade é a maior fornecedora de repolho para a CEAGESP, a unidade de Sorocaba.

No Entreposto paulista, a hortaliça está entre os 20 produtos mais comercializados na Central de Abastecimento. De janeiro a dezembro de 2016, foram mais 50 mil toneladas. No setor de verduras, ela ocupa a segunda posição, ficando apenas atrás da Alface com a comercialização de 54 mil toneladas, no mesmo período.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade