Notícias

Notícias

Classificação de mamões através de software

Data29 março 2017

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

É possível fazer a seleção de mamões através do processamento de imagens empregando equipamentos de baixo custo na aquisição dos dados. Isto pode permitir automação de processos de seleção e classificação de produtos agrícolas para pequenos produtores ou pequenos comerciantes. É possível fazer a diferenciação entre frutos de diferentes variedades que apresentam formato variado e a classificação de frutos por coloração por meio de processamento de imagens. 

Dessa forma é possível selecionar frutos de diferentes variedades, diferentes níveis de maturidade, entre outros. Para isso é necessário o uso de luz difusa, câmera CCD, computador e mamões, que são objetos de estudo. Para processamento das imagens pode-se utilizar o software Imagem.

Durante a maturação, os frutos sofrem importantes mudanças em suas características. Essas mudanças podem ser observadas por parâmetros indicativos da maturidade dos frutos, tais como Sólidos Solúveis Totais (SST), PH, Acidez Total Titulável (ATT), clorofila, massa, diâmetro e módulo de elasticidade (que está relacionada à firmeza do fruto). A característica que mais influencia no julgamento do consumidor quanto ao grau de maturação do fruto é a coloração da casca, sendo também uma característica usada como indicador de colheita. As mudanças de cor estão associadas às alterações físico-químicas durante o processo de amadurecimento. 

A coloração de frutos e hortaliças está relacionada com a quantidade dos pigmentos clorofila e carotenoides presentes nos cloroplastos e cromoplastos e compostos fenólicos presentes nos vacúolos (CHITARRA; CHITARRA, 2005).  

Outra mudança que ocorre é a degradação de clorofila durante o amadurecimento do fruto. Sendo assim, o teor de clorofila é também um índice de maturidade importante pré e pós-colheita, por exemplo, para as maçãs. Zdunek e Herppich (2012) analisaram a relação entre a atividade do Biospeckle (técnica óptica que utiliza laser e processamento de imagens para avaliar frutos) e conteúdo de clorofila em maçãs. Para isso utilizaram três métodos não destrutivos para estimar as alterações no teor de clorofila dos frutos. Lino, Sanches e Fabbro (2008) utilizaram o processamento de imagens para a identificação de cores em limões e tomates.

 

VEJA TAMBÉM...

Publicidade