Notícias

Notícias

João Clodoaldo: de humilde carregador da Ceagesp para proprietário da João Clodoaldo Hortifrúti

Data21 março 2017

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

João Clodoaldo é proprietário há 17 anos da empresa que leva o mesmo nome João Clodoaldo Hortifrúti e também da BKF Comércio Hortifrúti. Ambas ficam localizadas no pavilhão MFE-C,Box 12 a 14, na CEAGESP. Porém, ser empresário de dois comércios, não foi algo fácil e nem tão pouco herdado da família. Tudo começou já dentro do Entreposto, exercendo a função de entregar os produtos no mercado atacadista. O espírito de empreendedor foi algo natural e de forma empírica que Clodoaldo percebeu que poderia arriscar um pouco mais na profissão. 

“Isso surgiu naturalmente, o tino para o comércio apareceu e me levou para isso. Eu entrei aqui, em 1993, trabalhei como carregador, uns seis anos e vi que poderia conseguir algo mais. Fiz parcerias com grandes produtores e então, iniciei minha carreira no ramo de atacadista de hortifrúti. Eu sofri para caramba no início, mas fui me adequando as coisas que eram necessárias e consegui desenvolver um trabalho legal, tanto que, hoje, a empresa virou uma referência”, relembra o proprietário Clodoaldo.

Passado os momentos difíceis, Hoje, o empreendimento está consolidado e conta com uma equipe de 10 funcionários que atuam na mesma sintonia. Sendo que mesmo no período de crise econômica, que o Brasil vem enfrentando, o quadro de funcionários permaneceu o mesmo. ”Pelo que vem acontecendo na situação do país, seria necessário uma redução para seis ou sete pessoas ao invés de 10, mas aqui, somos todos uma família. Pois, são pessoas que estão comigo ao longo do tempo. Então, a gente faz de tudo para mantê-los”, comenta Clodoaldo.

Para se manter  competitivo, principalmente, no maior mercado atacadista da América Latina e o terceiro maior do mundo é preciso ter um diferencial. Por isso, o estabelecimento investe fortemente no marketing. Um exemplo, são as embalagens de papelão, além de conservar mais que a de madeira, elas possuem o nome da empresa.

A marca: Clodoaldo Hortifrúti que está sendo exposta com produtos de qualidades aos clientes. Mas é necessário saber quem é o seu público alvo, por isso, a empresa acompanha de perto o perfil de cada cliente. “Nem todos se adequam ao nosso produto, porque, por exemplo, o feirante, a ideia dele é procurar mercadoria que tenha mais preço e não com tanta qualidade. Os meus produtos, eles são bem selecionados, então o feirante não se enquadra neste padrão. Por isso, o meu público fica por conta de Quitandas e de grandes sacolões”, disse Clodoaldo.  

São diversos produtos que são comercializados, dessa maneira o cliente pode encontrar com facilidade o que precisa na hora da compra. Frutas como manga, melão, limão, laranja, abacaxi, por exemplo, além do mamão são encontradas na empresa. Este último item, são comercializados o papaia e o formosa. A região produtora fica no Nordeste, no Estado da Bahia e para realizar o transporte, o frete é terceirizado. 

 

VEJA TAMBÉM...

Publicidade