Notícias

Notícias

José Pinheiro, uma história de muita luta e superação

Data8 março 2017

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

O presidente do Sindicar, José Pinheiro tem uma história de vida que foi construída através de muita luta e dedicação. Saiu lá do Piauí, de uma cidade chamada Piu IX, para tentar a sorte grande, em São Paulo. Tudo isso aconteceu, em 1975, quando começou suas atividades como carregador no maior mercado atacadista da América Latina – CEAGESP. E o que é mais impressiona é que ele ainda exerce a função até hoje.

São, praticamente, mais de 40 anos de trabalho no Entreposto paulista. Sendo que vale ressaltar que, na época, ele não conhecia nenhuma pessoa por aqui. Mas que já estava decidido de ir e enfrentar todos os desafios. “Eu vim para cá sem o endereço de ninguém, só com o endereço do Ceasa”, disse bem confiante. Ainda bem que deu certo, pois, infelizmente, nem todos têm essa mesma chance. Mesmo tendo que dividir espaço com os caminhões, durante todo este tempo nunca aconteceu um acidente com o José. De lá para cá, muitas coisas mudaram no Ceasa de São Paulo. Isso é fato, mas o que permanece o mesmo é a rotina. Ele costuma chegar todos os dias às 6 horas, de segunda a sábado.  

Trabalhar na CEAGESP o ajudou em muitas coisas. Tanto que ele possui filhos que trabalham no mercado. José Pinheiro também teve a oportunidade de conhecer outros Entrepostos do país e também no exterior. “Eu conheci bastante outros Ceasas, como por exemplo: de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, da Bahia, do Ceará, do Piauí, de Brasília, além de Buenos Aires, Santiago. Mas o melhor é este aqui”, explica.  

O sindicato que protege e defende os carregadores foi criado por ele, em 1990, no qual ainda preside. Classe considerada bem-humorada, mesmo tendo que trabalhar sem parar, levando o carrinho por todas as partes. José costuma andar de ponta a ponta do Ceasa de São Paulo para ver de perto os problemas enfrentados por estes trabalhadores.

No dia 15 de setembro, José Pinheiro foi homenageado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). “Para nós, carregadores, foi algo muito bom receber essa homenagem. Pois, nós do sindicato lutamos sempre por esta empresa”, finaliza José.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade