Notícias

Notícias

Clima quente e chuvas regulares facilitam na produção do mamão no verão

Data2 março 2017

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

O mamão é uma fruta tropical e uma das mais populares no país. A fruta exige temperaturas altas e de lugares com grande insolação, além de necessitar de muita água. Pode ser plantado em qualquer época do ano, porém o clima veraneio colabora bem com a produção. 

Ela é cultivada em todos os Estados brasileiros, principalmente na Bahia, Pará e tendo o Espírito Santo como o maior produtor nacional. Porém, como o verão passado foi complicado para a agricultura, por conta da passagem do El Niño, o resultado foi abaixo do esperado. A Associação Brasileira dos Produtores e exportadores de mamão, a Brapex, estima que nos três primeiros meses de 2016, o Espírito Santo amargou uma queda 50% na produção da fruta.

Mesmo assim, o Brasil possui destaque no cenário internacional, já que é o segundo maior produtor mundial, com uma colheita de aproximadamente 1,5 milhão de toneladas por ano, ficando atrás somente da índia, é o que aponta os dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). 

Na CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, o mamão é o quinto produto mais comercializado, com 4,2 porcentagens de participação em tudo que é vendido no Entreposto paulista. No mês de janeiro, o mamão papaia teve uma queda no preço de 29,85%, em relação a dezembro do ano passado.

 

VEJA TAMBÉM...