Notícias

Notícias

No verão, praia, calor, algumas frutas ao tocar na pele pode causar sérias queimaduras

Data9 fevereiro 2017

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

As chamadas Fitofotodermatoses, são muito comuns no verão. Mas o que é isso? É um tipo de irritação causada na pele, devido à combinação do contato com uma substância chamada Furocumarinas (que é encontrada em plantas e frutas) mais a exposição à radiação solar. 

Essa irritação pode ser de uma forma leve, com vermelhidão discreta na área e até forma grave, com vermelhidão e bolhas, parecendo uma “queimadura”, associados com a coceira e queimação, restritas a área da pele que entrou em contato com a substância e foi exposta ao sol, causando tardiamente manchas escuras no local. Mas afinal, quais são as plantas que podem causar esse tipo de reação?

Frutos de limoeiros em geral, mais comumente o limão Taiti, além de outras frutas cítricas tais como a tangerina, lima, lima da Pérsia, laranja bergamota, grapefruit entre outras.

Plantas da família Apiaceae também são grandes responsáveis por irritações de fitofotodermatoses (Angélica, Angélica silvestre, Cenoura, Coentro, Aipo, Funcho, Erva doce, Salsa)

Também podemos ter irritação após contato com Figo( mais a seiva das folhas) e Nabo associados à exposição solar. Lembrando que perfumes, óleos essenciais e cosméticos em geral que contenham essa furocumarinas, também podem provocar as mesmas  reações após exposição  ao sol.

Para evitar :  Lave suas mãos com água e sabão em abundância após manusear  frutas, hortaliças e plantas. Caso aconteça a irritação procure com um urgência um médico dermatologista.

 

VEJA TAMBÉM...

Publicidade