Notícias
Pimentão é o produto da semana (28/11)
30 novembro 2016
Você sabia que existe pimentão branco e pimentão preto? Essas variedades não são tão comuns, já que encontramos com facilidade o pimentão nas cores amarelo, verde e vermelho. Ainda existem as variedades roxo, azul e laranja.
O vegetal geralmente é agrupado entre outras pimentas sendo considerado uma espécie de pimenta doce. O pimentão, original da América Central, é apreciado pela culinária do mundo todo. Além do sabor somado a pratos picantes, o alimento fornece diversos nutrientes e benefícios a saúde.
O pimentão é rico em antioxidantes que auxiliam contra o envelhecimento das células e a favor da circulação sanguínea, é rico em vitamina A, benéfica para a saúde da pele e da visão, e C que fortalece o sistema imunológico. Esse produto também oferece minerais como ferro e cálcio e tem ação anti-inflamatória, alguns estudos associam seus efeitos sobre o alívio das dores de artrite.
Pesquisas apontam ainda que o pimentão tem função hipoglicêmica e auxilia na prevenção da diabetes tipo 2. Isso porque o alimento estimularia a produção de insulina – e consequentemente a redução do açúcar no sangue. A atuação é maior com o pimentão verde.
Todos os tipos de pimentão carregam diversos nutrientes que trazem benefícios para a saúde, a concentração desses nutrientes, porém, podem variar conforme a cor do produto.
No último ano, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo recebeu 21.642 toneladas do alimento vindas dos seguintes municípios: Pirajuí, Bernardo de Campos, Taguaí, Arealva, Santa Cruz do Rio Pardo e Óleo. O quilo do produto está sendo cotado a R$ 1,95 no comércio atacadista.