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Mercedes-Benz conquista Top de Marketing ADVB com lançamento do Vito

As ações de marketing realizadas para o lançamento dos veículos comerciais leves Vito no Brasil levaram a Mercedes-Benz à conquista do “Top de Marketing ADVB”, uma das mais tradicionais e importantes premiações do setor no País. O resultado foi anunciado ontem, em São Paulo, quando foi realizada a 44ª edição do evento, organizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB). Desde 1972, a entidade destaca os cases de empresas brasileiras com estratégias de marketing de sucesso, seja na divulgação ou na comercialização de produtos ou serviços.

“Independentemente do cenário de retração econômica no País nos últimos anos, nossa Empresa não deixou de buscar novas soluções e inovações para os clientes”, diz Werner Schaal, gerente sênior de Marketing & Vendas Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Pelo contrário, concentramos energias em oportunidades e essa premiação reafirma o acerto da nossa estratégia”.

De acordo com o executivo, com o aumento das necessidades urbanas de transporte, do desenvolvimento das atividades de e-commerce/delivery e do aumento de restrições de zonas e horários de circulação de caminhões, a Mercedes-Benz encontrou um cenário ideal para o lançamento de um novo produto no segmento de comerciais leves no Brasil. Assim, em 2015, o furgão de carga e a van de passageiros da linha Vito chegaram ao País, credenciados por seu consolidado sucesso na Europa.

“Considerando os desafios apresentados no País, um amplo estudo de mercado foi realizado pela Mercedes-Benz com base nas necessidades de mobilidade, acessibilidade e distribuição urbana do mercado de comerciais leves”, ressalta Werner Schaal. “Também levamos em conta o novo perfil do consumidor, visando chegar a um produto viável e compatível com os diferenciais apresentados pelo Vito”.

Ações de lançamento do Vito foram amplas e diversificadas

Em setembro de 2015, a Mercedes-Benz reuniu todo o seu corpo de vendas (cerca de 200 concessionários e 40 implementadores) para um grande evento de treinamento e “avant première” do novo produto em Foz do Iguaçu (PR), com duração de cinco dias. Com o programa “Vito perto de Você”, cerca de 11.400 colaboradores das plantas da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo (SP), Campinas (SP) e Juiz de Fora (MG) foram impactados com a exposição do Vito em espaços devidamente ambientados para a divulgação do produto, além de várias ações de comunicação interna.

A campanha publicitária foi dividida em diversas etapas. Na primeira fase, com o vídeo “Maternidade”, veiculado apenas na internet, a mensagem principal revelava que o Vito havia nascido com o DNA da marca, agregando a força e o desempenho dos caminhões Mercedes-Benz com o design e a potência dos seus automóveis.

Na sequência, o comercial de TV destacou a versatilidade e diferentes utilidades do produto nas iniciais do seu nome. Assim nasceu o V.I.T.O – Veículo Inventado para Transfer de Orquestra, ou Van Indicada para Trabalho com Orgânicos ou, ainda, Veiculo Ideal para Tias Octogenárias. Além de veiculação em canais de TV aberta e fechada, a campanha contemplou anúncios para revistas gerais e segmentadas como também spots de rádio, todos com veiculação nacional.

Outra estratégia inédita de divulgação envolveu as redes sociais, com a interação entre as três fan pages da Mercedes-Benz: vans, caminhões e automóveis. Ainda para as mídias digitais, a campanha desenvolveu vídeos dedicados para o Youtube, estrelados pelos Barbixas, trio de standup que é um sucesso de visualização nesta plataforma.

O desenvolvimento do hotsite www.novovito.com.br cumpriu a missão de ancorar todas as informações sobre o produto, a campanha e o suporte de vendas com a parceria do Banco Mercedes-Benz, que garante seguro e financiamento do Vito com taxas mais competitivas.