- Jornal EntrePosto - https://www.jornalentreposto.com.br -

Crédito do Pronaf também é para jovens rurais

Jovens agricultores familiares têm apoio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para desenvolver suas próprias atividades econômicas. Existe uma linha de crédito específica para os filhos de produtores, o que facilita o acesso e oferece vantagens para que eles financiem suas atividades produtivas.

Com taxa de 2,5% ao ano e um limite de 16.500 reais, o Pronaf Jovem é uma linha especial que possibilita o jovem rural desenvolver atividade como agricultor, de acordo com o coordenador-geral do Seguro da Agricultura Familiar da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, José Carlos Zucowski.

Os recursos podem ser utilizados na implantação, ampliação ou modernização da infraestrutura de produção e serviços nos estabelecimentos rurais. Segundo Zucowski, é fundamental que o jovem permaneça no campo. “Ele é o futuro da agricultura. Especialmente no caso da agricultura familiar, para que a família tenha horizontes futuros na continuidade da atividade agrícola. A permanência dele garante a busca do progresso para aquele local.”

Requisitos 

Para serem beneficiados, os jovens agricultores devem ter entre 16 e 29 anos, possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e preencher pelo menos um dos seguintes requisitos: ter concluído ou estar cursando o último ano em centros familiares rurais de formação por alternância ou em escolas técnicas agrícolas de nível médio; ter participado de curso ou estágio de formação profissional; ter recebido orientação de uma instituição prestadora de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) reconhecida pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) ou ter participado no Pronatec ou Pronacampo.

“As pessoas achavam que a linha era restrita, pois havia muitos requisitos para o jovem atender. Mas é importante destacar que não é. Nas últimas três safras, ele precisa preencher um desses requisitos, apenas. A norma é clara: é necessário que atendam a uma ou mais dessas condições”, afirmou José Henrique, coordenador-geral de Financiamento da Produção Rural da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário.

DAP Jovem

Para acessar o Pronaf jovem é preciso ter uma DAP acessória, que é proveniente da DAP da família. Para obter esse documento, o jovem deve ser membro de uma família de agricultores familiares que tenha uma DAP principal. O jovem pode obter a sua DAP no escritório local da Emater, que é órgão oficial de assistência técnica e extensão rural, ou no sindicato dos trabalhadores rurais de seu município. Com a sua DAP acessória em mãos, e preenchendo um dos requisitos citados acima, basta submeter um projeto de crédito ao banco para acessar a linha de crédito Pronaf Jovem.