Notícias

Notícias

Análise de solos vai até o produtor

Data22 julho 2016

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Um laboratório completo, voltado a análises de fertilidade do solo, acaba de ser desenvolvido pela Embrapa Solos (RJ), para operar dentro de um furgão de 14 metros cúbicos. Equipado para emitir laudos técnicos de correção de solos como recomendações de adubação e calagem, o Fertmovel deverá iniciar suas atividades no mês de agosto em Nova Friburgo, região serrana fluminense, uma das principais produtoras de hortaliças do estado. 

O objetivo é facilitar o acesso dos produtores rurais a esse tipo de serviço e suprir a demanda do estado. O Rio de Janeiro conta apenas com dois laboratórios de solos que não conseguem atender à demanda. Atualmente, os agricultores têm recorrido a laboratórios em Minas Gerais e Espírito Santo para fazer análises de solo. Totalmente concebido por pesquisadores da Embrapa, o laboratório móvel pode ser replicado em outros estados, e Tocantins e Maranhão já demonstraram interesse pelo projeto.

A análise de fertilidade dos solos é fundamental para todos os tipos de produtores. Além de ser pré-requisito para aquisição de financiamento bancário, esse exame traz recomendações que melhoram a produtividade, evitam desperdício e barateiam a produção. O Fertmóvel também marcará o retorno da Embrapa Solos a essa atividade após 12 anos. O serviço ficará a cargo do Laboratório de Análise de Solo, Água e Planta, da Unidade.

Graças a uma parceria com a prefeitura de Nova Friburgo e a escola agrícola Ibelga, o Fertmovel começará suas atividades por esse município, com o objetivo de validar as análises em campo. “Precisamos observar na prática se haverá algum problema em transportar o laboratório de um lado para outro, embora ele tenha sido planejado para que todo o material permaneça fixo e seguro durante as viagens”, explica o pesquisador da Embrapa Solos José Ronaldo de Macedo, autor da ideia. O veículo é equipado com instrumentos laboratoriais como fotômetro de chama, espectrofotômetro, balança analítica, mesa agitadora, bomba-fanem, pHmetro e buretas digitais titrette, entre outros.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade