Notícias

Notícias

Emater apresenta técnicas para melhor consumo do peixe

Data12 julho 2016

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Quem visitou o Rural Show 2016, de 7 a 10 de julho, em Nova Petrópolis, teve a oportunidade de aprender um pouco sobre as técnicas de Processamento Artesanal de Pescado, no “Espaço Carnes”, coordenado pela Emater. A partir dos métodos apresentados, a entidade pretende estimular o melhor consumo do pescado.

“Quem não sabe cortar o peixe, não sabe comê-lo”, afirma o zootecnista e assistente técnico Regional de Produção Animal da Emater-RS/Ascar Lajeado, João Alfredo de Oliveira Sampaio, que completa: “Queremos ensinar ao produtor e ao público em geral, como eles e suas famílias podem consumir esse alimento da maneira correta. Além disso, queremos apresentar uma perspectiva de novo negócio, com venda direta para o consumidor”.

Nas oficinas que foram realizadas no Rural Show, Sampaio trabalhou com peixes já mortos e eviscerados. Na primeira etapa, o extensionista passou informações sobre o abate do peixe e como deve ser realizada a retirada das vísceras. E depois, uma série de propostas de corte, de acordo com a receita em que a carne será utilizada. “Por exemplo, o corte do filé é raiado, assim, os ossos, popularmente conhecidos como espinhos, ficam tão pequenos que não tem risco de acidentes na hora do consumo”, explica o extensionista, que completa: “Além de resolver o problema dos engasgos, essa demonstração também desmistifica tabus alimentares relacionados aos peixes”.

Depois desta fase, a carne cortada foi processada de diferentes formas e utilizada na elaboração de receitas produzidas ao vivo para os visitantes em uma mini cozinha montada no Espaço Carnes.

Os pratos elaborados foram colocados para a degustação do público que assistir a demonstração dos cortes. “Vou apresentar várias opções de cardápio”, antecipa Sampaio, que indica: “O consumidor que desejar, poderá comprar seu peixe e colocar em prática o que aprendeu, criando as receitas que mais gosta em casa”.

No Rural Show, todo o processo foi feito com carpas. No entanto, os ensinamentos são válidos para a grande maioria dos peixes disponíveis no mercado. “Eu priorizo treinar as pessoas com os peixes que são mais comercializados pelos nossos produtores. Todas as técnicas de processamento que ensinamos podem ser utilizadas dentro da nossa cozinha”, finaliza.

Promovido pela Cooperativa Piá, Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis e Emater-RS/Ascar, com apoio do Milkpoint, o Rural Show é considerado o maior evento da agricultura familiar do Brasil. 

 

VEJA TAMBÉM...

Publicidade