- Jornal EntrePosto - https://www.jornalentreposto.com.br -

Troféu da WUWM é entregue à CEAGESP

O presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CEAGESP), Antonio Carlos do Amaral Filho, recebeu em mãos no último dia oito de julho o troféu com o qual a Companhia foi agraciada pela WUWM (sigla em inglês para União Mundial dos Mercados Atacadistas) pela 3ª colocação no concurso da instituição intitulada “Eficiência na redução da perda e desperdício de alimentos no mercado”. 

O prêmio foi trazido da Europa pelo representante brasileiro na WUWM e ex-presidente da CEAGESP, Mário Maurici de Lima Morais, e entregue a Amaral Filho na presença do presidente do Conselho de Administração da Companhia e representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Arno Jerke Júnior. 

A CEAGESP foi premiada devido ao suporte ao Programa Fome Zero, do Governo Federal, com a colaboração dos atacadistas que atuam no mercado e dão suporte ao Banco CEAGESP de Alimentos (BCA), que conseguiu arrecadar mais de 22 mil toneladas de alimento doados para pessoas em situação de risco ao longo de 13 anos. Durante esse período usou várias abordagens, como desidratadoras para aumentar o tempo de vida de frutas e verduras. 

A premiação foi anunciada no final de maio na Polônia. Em primeiro lugar, foi escolhido o mercado australiano de Melbourne, que por meio de uma parceria público-privada conseguiu diminuir significativamente a perda e desperdício de alimentos no mercado local. 

O segundo lugar foi para o mercado londrino de Borough, que ao longo de dois anos ajudou os atacadistas locais a reduzir o desperdício de alimentos destinando mais de 16 toneladas de produtos para boas causas, o que resultou na produção de mais de 40 mil refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade na sociedade.