Notícias

Notícias

Emater e CeasaMinas substituem Atestado de Produção por documento mais seguro

Data8 julho 2016

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Já está em uso na CeasaMinas o Boletim Informativo de Produção criado pela Emater-MG. O documento substitui o antigo atestado de produção e é obrigatório para a comercialização no Mercado Livre do Produtor (MLP) de todas as unidades da CeasaMinas. O Boletim usa tecnologia que impede sua falsificação, torna ágil a estruturação de bancos de dados e permite celeridade na fiscalização.

Mesmo com as mudanças no funcionamento do MLP, não há risco de desabastecimento alimentar, já que o produtor receberá o Boletim quando solicitado. “Se estiver havendo demanda, o produto vem. Quem não puder mais comercializar no MLP vai levar os seus produtos para as lojas. Além disso, outros produtores que hoje não frequentam a CeasaMinas poderão começar a vir para o mercado”, diz o chefe do departamento técnico da CeasaMinas, Tarcísio Silva.

O coordenador técnico estadual de Olericultura da Emater, Georgetom Silveira, concorda com Tarcísio. Segundo Georgetom, esse controle vem para regularizar o que não funcionava tão bem no mercado “e vai aumentar o acesso do legítimo produtor rural”.

Integração entre sistemas

A expectativa é que em dois meses o sistema de informática usado pela CeasaMinas esteja completamente integrado ao da Emater. Segundo Georgetom, quando isso acontecer, não será mais necessário imprimir o Boletim Informativo de Produção o que vai ampliar o rigor para comercializar no MLP. “Minas Gerais, em relação a participação de produtores no atacado, tem um papel importante. Falta fiscalização em Ceasas de outros estados”, finaliza ele.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade