Notícias

Notícias

Festival Fartura Gastronomia São Paulo reune 8 mil pessoas no Jockey Club

Data28 junho 2016

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

O Festival Fartura Gastronomia fez sua estreia em São Paulo reunindo cerca de oito mil pessoas no Jockey Club durante os dois dias do evento (25 e 26 de junho), além de chefs, produtores, palestrantes e profissionais da gastronomia de todos os estados brasileiros. Foram mais de 20 mil pratos servidos e oito toneladas de ingredientes para a montagem dos pratos, que estiveram separados em oito espaços gastronômicos e uma área reservada para Food Trucks.

No espaço Chefs e Restaurantes foram destaque o PF da Chef, de Ariani Malouf (Mahalo Cozinha Criativa, de Cuiabá – MT), a Barriga de porco glaceada com teriaki de cachaça e farofa crocante, do chef Leo Paixão, do restaurante Glouton (Belo Horizonte, MG) e o Arroz cremoso de frutos do mar com cubos de queijo coalho, de Wanderson Medeiros (Picuí, AL). Nos Petiscos, Lanches e Doces, os convidados fizeram fila para provar o Bolinho de Feijoada da chef Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca (Rio de Janeiro, RJ), a Coxinha do Veloso Bar (São Paulo, SP) e o Brigadeiro de cacau, das Filhas do Combu (Ilha do Combu, BA).

No espaço dedicado aos Produtos e Produtores, o Festival recebeu produtores de Cacau e chocolates, da Fazenda Leolinda (Uruçuca, BA), Cajuina e produtos de caju, da Cajuespi (Teresina, PI), o Pé de Moleque da Barraca Vermelha (Piranguinho, MG) e Queijos canastra da Associação de Produtores de Queijo Canastra de MG. Nos Food Trucks foram vendidos vinhos dos Los Mendozitos, doces do chef Lucas Corazza e hambúrgueres do Buzina.

A Programação educacional ficou por conta das Aulas Senac, que foram comandadas por nomes como Nina Horta, da Folha de S. Paulo, Isabela Raposeiras, do The Coffee Lab e Juliana Motter, da Maria Brigadeiro; do Espaço Degustação, em que Ivanito Cunha preparou Carne de rã, Solange Batista Guisado de Tartaruga e Denise Rohnelt fez uma imersão na cultura indígena com a Damurida e o Caxiri; e do espaço Interativo, onde passaram nomes como Lucas Corazza, Deocliciano Brito e Bel Coelho. Por fim, no Cozinha ao Vivo, Antonio Costagua, do El Topador (Porto Alegre, RS) preparou para o público uma Costela de fogo de chão, seguido pela Parrilla de Andre Lima de Luca, do All Fire Lab (São Paulo, SP). Também estiveram no espaço Rodrigo Zarife, do Ro.ZA Bistrô, de Belo Horizonte (MG), Fred Trindade, do Trindade (Belo Horizonte, MG) e Dedê Cesco, do Espaço Gastronômico Dedê Cesco (Campo Grande, MS).

Sobre o Projeto Fartura Gastronomia

O Festival Fartura São Paulo faz parte do Projeto Fartura Gastronomia, que realiza a Expedição Fartura Gastronomia e já mapeou a cadeia produtiva gastronômica (do campo ao prato) de todos os estados brasileiros inclusive o Distrito Federal, rodando mais de 60 mil quilômetros em cinco anos. Este conteúdo pesquisado é levado para os cinco eventos do Projeto que acontecem em Porto Alegre, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte e o tradicional Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Estes eventos em 19 anos de existência já atraíram mais de 500 mil pessoas. O mesmo conteúdo pesquisado é desdobrado em canais de comunicação, que também fazem parte do projeto, que são os quatro livros premiados (Prêmio Jabuti e Gourmand) três filmes e redes sociais.

Sobre a Expedição Fartura Gastronomia

Desde 2012, a Expedição já percorreu mais de 68 mil quilômetros pelos 26 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Em cinco anos de pesquisa mais de 170 cidades foram visitadas e aproximadamente 450 personagens da gastronomia brasileira foram entrevistados.  Assim como nos outros anos a conclusão do trajeto dará origem a um livro e um documentário com relatos de todos os produtores visitados, além das receitas executadas pelos chefs que acompanharam as etapas utilizando os ingredientes de cada local.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade