- Jornal EntrePosto - https://www.jornalentreposto.com.br -

Prêmio ABRE lança categoria para incentivar redução de perdas e desperdício de alimentos

O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira chega à 16ª edição com uma nova categoria. “Embalagens para a redução de perdas e desperdício de alimentos” foi incorporada e segue em linha com outras ações da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem e de organização internacionais, em especial a iniciativa Save Food liderada pela FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e pela Messe Düsseldorf.

Promovido pela ABRE, a inclusão de mais uma modalidade de reconhecimento mostra um trabalho da Entidade pensado também na ponta final que é o consumidor. O objetivo da nova categoria é premiar as embalagens que apresentem novas tecnologias de materiais, barreira, funcionalidade, porcionamento ou comunicação para reduzir a perda de alimentos – que pode acontecer ao longo da cadeia do produtor até o centro de distribuição – e reduzir o desperdício de alimentos – que é caracterizado pelas práticas do consumidor.

“Entendemos que a embalagem, cada vez mais, deve ser pensada para atender de maneira eficiente até a ponta final, que é o consumidor. Neste caso, levamos em conta os anseios da sociedade mundial e a necessidade de valorização da saúde e bem-estar”, destaca Luciana Pellegrino, diretora Executiva da ABRE.

A proposta do Prêmio é de incentivar a eficiência dos processos e o desenvolvimento sustentável, entre outras ações importantes para o crescimento e valorização das embalagens brasileiras. “O reconhecimento da ABRE com o Prêmio visa a destacar a importância de uma boa criação de embalagem que vai além do design gráfico e abrange, principalmente, a questão da funcionalidade e das novas tecnologias que agregam valor real para os consumidores”, afirma Isabella Salibe, gerente Comercial e de Marketing da ABRE.

Os ganhadores do prêmio são classificados como Ouro, Prata ou Bronze, e conferem à empresa vencedora e seus profissionais notoriedade, reconhecimento e valorização em território nacional e internacional.

Mais informações sobre o Prêmio e o regulamento para inscrições, acesse www.premioabre.org.br.

Sobre a ABRE – A ABRE – Associação Brasileira de Embalagem foi fundada em 1967 e tem como principal objetivo fomentar e valorizar a embalagem brasileira de maneira competitiva e sustentável para as empresas associadas e para a sociedade. Os pilares da Associação são a valorização da embalagem, a competitividade do setor e a sustentabilidade e sua atuação abrange a construção de referências, disseminação de conteúdo, articulação com o governo, promoção, networking e orientação consultiva.

A Entidade congrega toda a cadeia produtiva – fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design, fabricantes de embalagem, indústrias de bens de consumo, redes de varejo, instituições de ensino e entidades setoriais, além de atuar em uma ampla gama de atividades por meio de seus Comitês de Trabalho: Design & Inovação; Meio Ambiente & Sustentabilidade; Alimentos; Cosméticos e Educação.