Notícias

Notícias

Conheça alguns dos alimentos que previnem doenças crônicas

Data27 junho 2016

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

A busca por uma dieta equilibrada, rica em nutrientes e vitaminas é essencial para manter uma boa saúde. Combinada aos exercícios físicos potencializa a eficácia de seu bem estar. Dentre tantos alimentos benéficos ao corpo, existem alguns capazes de prevenir doenças crônicas como diabetes, obesidade, problemas de coração e hipertensão.

Para que você conheça mais sobre tais alimentos que auxiliam no cuidado de algumas doenças, preparamos uma lista com alguns deles. Assim você poderá conhecê-los melhor e inclui-los no seu dia a dia. Confira algumas dicas divulgadas pela Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen): 

Água de coco – Ela é rica em potássio, sódio, fósforo, vitamina C, magnésio, cálcio, entre outros nutrientes. Atua também na proteção contra cãibras e aumenta o desempenho físico.

Abacate – A fruta é responsável pelo controle dos níveis de LDL (colesterol ruim) e HDL (colesterol bom). Também tem a função de proteger o coração, evitando dessa forma doenças cardíacas e o acidente vascular cerebral.

Vegetais verdes escuros – Possui alta quantidade de vitaminas A, C, K, ácido fólico, ferro, e magnésio. O ferro encontrado em vegetais desse tipo melhora o funcionamento intestinal e o perfil do colesterol. Eles também ajudam na ação preventiva da anemia, doenças cardiovasculares e osteoporose.

Grãos integrais – Os grãos são considerados uma fonte de vitaminas, minerais e ricos em fibras e ômega 3, que atuam no controle da glicose sanguínea e no controle do colesterol do corpo. Melhoram também a função intestinal e proporcionam a sensação de saciedade.

Frutas avermelhadas – As frutas com tons avermelhados possui substâncias anti-inflamatórias como vitaminas do complexo B, vitamina C, selênio e zinco. Atuam reduzindo o envelhecimento celular – devido ao licopeno presente em alimentos avermelhados – e os riscos de doenças cardíacas.

 

VEJA TAMBÉM...

Publicidade