Notícias

Notícias

Com preço favorável, verduras são opção para espantar frio

Data20 junho 2016

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Quando se faz referência às verduras, a primeira imagem que vem à mente são as saladas típicas do verão. Mas a lista de hortaliças folhosas próprias para o preparo de refogados, caldos e outros pratos quentes, ideais para o clima mais frio, não fica atrás. No atacado do entreposto de Contagem da CeasaMinas, produtos a exemplo do espinafre, acelga, couve, taioba e almeirão estão até 31,5% mais baratos. A redução é da primeira quinzena de junho em relação ao mesmo período do mês passado.

Entre as quedas, destaque para a acelga, com redução de preço de 31,5%; agrião (-28,4%); couve-flor (-29,9%); espinafre (-26,7%); repolho híbrido 

(-22,2%); almeirão (-11,6%) e taioba (-6,8%). Já a mostarda ficou com preço praticamente estável (0,7%).

Segundo o produtor rural Wallace Ferreira da Silva, do município de Mário Campos (MG), a procura por algumas hortaliças folhosas muito usadas no preparo de pratos quentes aumentou em torno de 20%, após a chegada do frio? As mais procuradas no frio são a mostarda, couve, cebolinha, salsa e almeirão?, explica Silva, que comercializa no Mercado Livre do Produtor (MLP), de Contagem. Esse aumento, de acordo com ele, acaba compensando a queda na procura de outras verduras nesta época, a exemplo da alface, acelga e agrião, mais consumidas no calor.

Os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) lideram a oferta das hortaliças folhosas no entreposto de Contagem da CeasaMinas. Em 2015, por exemplo, cerca de 90% da oferta de couve na CeasaMinas em Contagem foi proveniente dos municípios de São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Mário Campos e Betim, todos da RMBH, também conhecida como ?cinturão verde?

A proximidade com as regiões produtoras acaba sendo essencial para a chegada dessas hortaliças com qualidade ao comprador, já que são extremamente sensíveis e perecíveis?, explica Ricardo Fernandes Martins, chefe da Seção de Informação de Mercado da CeasaMinas.

Confira algumas dicas sobre como comprar e consumir:

COUVE

Verifique se as folhas estão bem verdes e sem marcas de picadas de insetos. Folhas amarelas indicam que a couve está velha. Pode-se também ser cozidas (a forma ideal é o cozimento A vapor, para se evitar a perda das propriedades medicinais). A couve destaca-se entre as demais hortaliças pelos teores das vitaminas A1 (retinol) e B2 (riboflavina), e dos minerais cálcio e ferro.

Sugestão de preparo: Couve com toucinho e ovos. 

TAIOBA

A taioba deve ser firme, não cedendo à pressão dos dedos quando apertada, mas também não deve ser muito dura. Pode ser cozida e, então, frita ou refogada. Entra no preparo de sopas, ensopados, purês, suflês e outros. Por ser um alimento rico em sais minerais (cálcio e fósforo) e vitaminas do complexo B, é bastante indicada para evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso.

Sugestão de preparo: Bolinho de taioba 

REPOLHO HÍBRIDO

Geralmente dá-se preferência aos repolhos de cor verde-clara, pesando entre 1,0 e 2,0 kg. Deve ser consumido preferencialmente cru. Ao ser cozido, ocorrem perdas de vitaminas e, se comido em excesso, pode provocar gases.

MOSTARDA

A mostarda é uma hortaliça muito encontrada, em sua forma selvagem, no meio dos cafezais no sul do país. Nesta forma, porém, tem sabor muito picante. Os maços devem estar frescos, viçosos e brilhantes. Pode ser consumida crua, refogada ou em molho.

Sugestão de preparo: Molho de mostarda.

COUVE-FLOR

Escolha a de cor branca ou no tom creme, limpa, sem manchas, firme, com folhas verdes em bom estado, talos firmes e brilhantes. A coloração amarelada e florzinhas dispersas são sinal de amadurecimento excessivo. Pode ser consumida crua, em saladas, cozida em água ou vapor, frita, assada ou gratinada. Esta hortaliça colabora na formação de dentes e ossos, sendo indicada contra prisão de ventre.

Sugestão de preparo: Couve-flor com molho de queijo. 

Mais informações: 

Departamento de Comunicação CeasaMinas (31) 3399-2011/2035/2036

VEJA TAMBÉM...

Publicidade