- Jornal EntrePosto - https://www.jornalentreposto.com.br -

2 de maio, Dia Mundial do Atum

O atum é um dos alimentos mais populares que vem do mar. Atualmente, cerca de 7 milhões de toneladas são pescadas por ano, o que representa 20% de todo animal marinho retirado dos oceanos. Mas, a grande fama desse peixe não é algo apenas dos dias de hoje.

Desde a antiguidade, principalmente nas civilizações grega e romana, refeições com essa iguaria já eram preparadas. Portanto, não é à toa que existam tantos pratos clássicos e bem elaborados feitos com atum.

No Brasil, o estado do Rio Grande do Norte se destacou ainda mais nas exportações de atum nos últimos tempos, por ser um dos peixes mais demandados pelos consumidores internacionais.

Em 2021 a produção potiguar, até o fim do mês de julho, foi de 2.500 toneladas. Desse total, 1.700 toneladas foram para exportação, principalmente para os Estados Unidos. 

Na maior Central de abastecimento da América Latina, a Ceagesp, o atum tem uma forte comercialização. De acordo com a Companhia, somente, em 2021, foram vendidas mais de 700 toneladas do pescado. Isso resultou financeiramente, algo em torno de 10,3 milhões de reais.

As principais cidades que enviam atum para Entreposto da Capital são: Natal – RN (42%) e Acaraú – CE (13%)