Notícias

Agro

1º de fevereiro: Dia do Tomate

Data29 janeiro 2021

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

O Dia do Tomate é comemorado no dia 1º de fevereiro. O Brasil está entre os 10 maiores produtores mundiais de tomate. Por ano, o País chega a produzir mais de 3 milhões de toneladas.

De acordo com o último balanço realizado, pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior, o Paraguai é o principal destino, o país representa cerca de 68,7% de importação do produto nacional.

No Cenário nacional, o estado de Goiás é o principal produtor, com 12,3 mil hectares de área plantada.

No País são produzidos alguns tipos de tomates como, por exemplo, Tomate Carmem. Também é conhecido como tomate ‘Longa vida’, porque dura bastante. Além do holandês, Débora, Italiano, Cereja, Sweet Grapes, entre outras variedades.

Na CEAGESP, segundo a tabela de sazonalidade, o tomate começa a ter uma produção forte a partir do mês de outubro e permanece assim até dezembro.

Na Central de Abastecimento de São Paulo, o tomate é um dos produtos mais comercializados. Em 2020, foram vendidos mais de 246 mil toneladas.

O que representa um valor financeiro de aproximadamente, 685 milhões de reais. Tornando o produto mais rentável do Entreposto paulistano, à frente de outros alimentos como maçã, batata e laranja, respectivamente.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade