Notícias

Notícias

Hortifrútis registram alta de 2% em abril

Data12 maio 2016

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Os hortifrútis sofreram alta de 2,02% no mês de abril, na comparação com março. O setor de verduras teve aumento de cerca de 5,8%, seguido pelos legumes, com alta de 2,7% e as frutas, que ficaram 1,63% mais caras. Já o segmento de ovos e grãos teve queda de 0,24%. Os dados são do Índice Ceasa-DF (ICDF) divulgado no dia 11 de maio.

Devido a grande demanda por produtos, a couve, repolho, e o espinafre, subiram 22,5%, 21,9% e 14%, respectivamente. Entretanto, o favorecimento da produção fez o preço da alface cair aproximadamente 11%.

Por conta da redução na oferta, a berinjela e a batata ficaram mais caras 44% e 33,2%, respectivamente. Por outro lado, o tomate ficou 37,5% mais barato em consequência da maior entrada de produtos da região e de Minas Gerais.

A procura motivada pelo dia das mães elevou o preço do morango em 15,3% e o período de entressafra refletiu no preço da goiaba, que teve em torno de 118% de aumento. A entrada de produtos do estado de Goiás reduziu em 22,8% o preço da banana. Os ovos e grãos tiveram queda de 0,24%.

Tendências

A chegada do inverno poderá mudar o cenário na produção de hortifrutigranjeiros. As verduras apresentam tendência de queda por conta do período mais frio. Já a produção de ovos tende a ser prejudicada pela estação.

A entressafra da goiaba pode deixar o preço do produto elevado durante o mês de maio. O aumento da quantidade de produtos, como morango, abóbora e batata, no mercado devem reduzir o preço.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade