Notícias
Alface lisa é o produto indicado da semana
12 maio 2016
Presente com muita frequência nas saladas dos brasileiros, a alface lisa é uma hortaliça originária da Europa e da Ásia, e pertence à família da alcachofra, do almeirão, da chicória e da escarola. Com boa oferta o ano todo, a alface lisa é a dica de compra da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).
Em 2015, as 2.635 toneladas do produto que entraram no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) vieram dos municípios paulistas de Ibiúna, Mogi das Cruzes, Itapecerica da Serra, Piedade, Embu Guaçu, Atibaia e Cotia. O preço médio vendido no atacado foi de R$ 0,93 a unidade.
A alface lisa é a mais consumida entre as outras seis variedades da hortaliça (americana, crespa, roxa, mimosa, romana e frisada). Suas folhas são soltas e macias e com sabor suave, mas também bastante delicadas. Por isso, se o consumo em casa não for grande, recomenda-se comprar apenas o necessário para evitar-se desperdício.
A hortaliça possui um teor calórico muito baixo e um alto valor nutritivo. É composto de muita água e rico em carboidratos, fibras e proteínas. Tem propriedade calmante, sendo capaz de tratar casos de insônia. Aconselha-se consumir alface à noite para dormir melhor, principalmente quando seu suco é adicionado a uma bebida quente que contenha mel.
A alface lisa pode ser usada na preparação de sopas, sanduíches e diversas comidas, além de ser acompanhamento de carnes e peixes. Como inovação na culinária, a equipe de nutricionista do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) sugere uma geleia com a folhosa. Ousando fazer uma receita doce à base da verdura.